Principal > Comunidade > Eventos
Português العربية
publicidade
  Sunday, December 08, 2019
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema acontece em setembro

 Imprimir Divulgação | 06/09/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo e Casa Árabe de Espanha, realiza na Capital paulista, entre 3 e 29 de setembro, a 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Nesta edição, serão apresentados 14 filmes, sendo cinco documentários, sobre assuntos relacionados ao mundo árabe em geral, a maioria inédita no Brasil. Entretanto haverá temas centrais como a imigração e o exílio forçado, questões de gênero, conflitos entre tradição e modernidade, além de crônicas sociais. As exibições ocorrerão em algumas das principais salas da cidade: CineSesc (2 a 12/9), Centro Cultural São Paulo (14 a 19/9), Galeria Olido (14 a 23/9), Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (15 a 29/9), Cinemulher (10 e 11/9), Esporte Clube Sírio (18 e 26/9) e Clube Atlético Monte Líbano (3 a 7/9). A abertura do festival está marcada para 2 de setembro, às 20h30, no CineSesc, quando haverá a exibição do filme “Porta da Web”, de Merzak Allouache.

A iniciativa, que conta com o apoio cultural de diversas instituições, inclui produções premiadas de diretores renomados, como o argelino Merzak Allouache, uma das principais vozes do cinema magrebino contemporâneo, e o egípcio Yousri Nasrallah, herdeiro de Youssef Chahine – um dos grandes nomes da filmografia árabe. Há ainda trabalhos reconhecidos mundialmente e premiados feitos por mulheres. Vale destacar os documentários “Ponto de encontro”, da brasileira Júlia Bacha em parceria com a estadunidense Roni Avni, e “Câmeras abertas”, da norte-americana filha de pais iraquianos Maysoon Pachachi, além o filme “Dunia (beije-me, mas não nos olhos)”, da franco-libanesa Jocelyn Saab.

Além dos realizadores já citados, a 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, Embaixada da Espanha no Brasil, Centro Cultural da Espanha – SP, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude, Cinemulher, Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano.

Encontros e debates

Durante a mostra, ocorrerá ainda um encontro, no dia 8 de setembro, às 19h30, no CineSesc, com os também brasileiros Otávio Cury, Stela Grisotti e Paschoal Samora, que discorrerão sobre o tema “Filmando no Oriente Médio”. Os dois últimos falarão sobre a experiência de filmar na fronteira entre a Jordânia e o Iraque. Ambos são autores do documentário “A chave da casa”, uma das atrações desta edição – que retrata as últimas 48h de um grupo de palestinos no campo de refugiados de Ruweished, na Jordânia, antes de virem para o Brasil, assim como seus primeiros nove meses de adaptação neste país. Já Cury comentará sobre a produção de “Constantino”, no qual o diretor conta a descoberta da obra do seu bisavô, Daud Constantino Cury, poeta e um dos primeiros dramaturgos sírios. O documentário está sendo realizado na Síria e no Líbano com o apoio do ICArabe. A atividade ocorre após a exibição do filme “A chave da casa”, marcada para às 21h30.

No Cinemulher, após a exibição do filme Dunia, (Beije-me, mas não em meus olhos), no dia 11 de setembro, também haverá um debate com Soraya Smaili, diretora Cultural e Científica do ICArabe, e Daniela Auad, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em educação e relações de gênero. A atividade terá o objetivo de discutir a questão feminina no mundo árabe.

Veja abaixo a programação completa da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema


Sinopses

1) HARRAGAS
(Harragas, 2009, França/Argélia, cor, 102’, DigiBeta)
Direção: Merzak Allouache
Gênero: ficção
Elenco: Lamia Boussekine, Nabil Asli, Samir El Hakim, Seddik Benyagoub
Um drama de cores fortes que ocorre no norte da Argélia, na cidade portuária de Mostaganem. O título é uma referência ao grande número de refugiados, chamados de “Harragas”, em português “Queimadores”, por incendiarem seus documentos de identidade para não terem sua origem revelada. Eles tentam sair do seu país de qualquer maneira para tentar uma vida na Europa.

2) SHERAZADE, CONTE-ME UMA HISTÓRIA
(Sherazade, conte-me uma história tell me a story, 2009, Egito, cor, 135’, 35 mm)
Direção: Yousry Nasrallah
Gênero: ficção
Elenco: Mona Zaki, Mahmoud Hemida, Hassan El Raddad, Nahed El Sebaï
Hebba é uma apresentadora de TV que ancora um programa bem sucedido de discussão política. Karim, seu marido, é editor-chefe de um jornal de propriedade do governo. O filme revela as tensões e conflitos entre Hebba, com seus ideais, e Karim, com sua ambição pelo poder.

3) PORTA DA WEB
(Bab el web, 2008, França/Argélia, cor, 99’, 35mm)
Direção: Merzak Allouache
Gênero: ficção
Elenco: Samy Naceri, Faudel, Julie Gayet, Hacène Benzerari
Kamel e seu irmão Bouzid vivem em Porta da Web, um bairro de trabalhadores na Argélia. Kamel é um tipo desiludido e recluso. Bouzid é mais jovial e um fanático pela internet e passa todo o seu tempo em um “cybercafé” trocando e-mails com garotas do mundo inteiro e convidando-as para visitarem a Argélia. Um dia, Laurence, uma correspondente francesa aceita o seu convite.

4) AMÉRICA
(Amreeka, 2009, EUA/Canadá, cor, 96’, DigiBeta)

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Registre Sua História
Conheça a História da imigração e faça parte dela escrevendo sobre a imigração da sua família.
Envie a sua história clicando aqui.

Veja também
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.