Dirigentes desportivos desejam organizar, pela primeira vez, a Copa do Golfo de futebol feminino, para acompanhar a Copa masculina realizada 19 vezes desde 1970.
O treinador da seleção feminina do Bahrein, Ahmad AL-Herban, afirmou que “a iniciativa é conjunta entre o Bahrein e o Kuwait, e espero que seja concretizada até outubro” sob coordenação da ex-presidente da federação de tênis de mesa do Bahrein, Xeiqua Haya Al-Khalifa, e a Xeiqua Sabah Al-Ahmad Al-Naima, que organizou em 2008 o primeiro torneio olímpico feminino do CCG realizado no Kuwait.
Segundo Herban "Kuwait, Omã, Catar, Emirados Árabes Unidos, além de Bahrein têm times femininos que devem participar neste campeonato”. Ainda não foi confirmada a participação da Arábia Saudita que não possui uma seleção oficial de futebol feminino, mas sim pequenos times por iniciativas pessoais de ativistas.
A criação do campeonato feminino de futebol representará um importante avanço pelas conquistas dos direitos femininos nas regiões conservadoras do Golfo Árabe, já que a participação da mulher no esporte está limitada em alguns países da região apesar de estar bastante avançada em outros países árabes e muçulmanos.
A ausência de um campeonato de futebol feminino regional não desanimou as 22 garotas do time do Bahrein que treinam há anos e estão agora muito ansiosas pela aprovação da nova iniciativa. “sonhamos com a realização de um campeonato feminino regional e precisamos de apoio para realizar este sonho” afirmou Herban.
Com Al-Arabiya