Da redação
Portal Arabesq
A mais nova esperança para as pacientes do câncer de mama vem do médico e pesquisador sírio Mohamed Amer AL-Sheikh Yusef que desenvolveu um novo tratamento que evita a retirada dos seios em casos intermediários, poupando a mulher dos traumas causados com a extração das mamas e reduzindo o tempo e o custo do tratamento.
A pesquisa já foi apresentada durante o congresso da Sociedade Européia de Oncologia em Viena (ESMO), e será apresentada e publicada no congresso de 2009 da American Cancer Society (ACS), a ser realizado em Orlando nos Estados Unidos em maio.
Dr. Mohamed Amer AL-Sheikh Yusef
"O tratamento é baseado em uma nova técnica que mistura dois medicamentos modernos permitindo vencer a célula cancerígena em casos avançados sem metástase, reduzindo e contendo o tumor que poderá ser extraído posteriormente minimizando a agressividade do procedimento cirúrgico e evitando a mutilação da mulher”, afirmou Dr.Mohamed Amer.
"Os testes do tratamento demonstraram que 92% dos casos responderam ao tratamento; em 50% dos casos o câncer desapareceu clinicamente e em 22% não foram mais encontrados vestígios microscópicos das células cancerígenas. Em 68% dos casos tratados foi evitada a retirada das mamas”, acrescentou Dr.Amer.
O sucesso da nova técnica incentivou o médico sírio a ampliar o campo de pesquisa, passando a estudar o novo tratamento nos cânceres de próstata e de mama com metástase.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.
É provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
- Saiba mais sobre o Câncer de Mama
Com agências internacionais