Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Friday, November 22, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Novas escavações no Egito se aproximam da tumba perdida da Cleópatra

 Imprimir Arabesq | 20/04/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

No alto de uma colina com vista para o Mar Mediterrâneo, enterrados a grande profundidade abaixo da pedra calcária de um templo da deusa Isis, construído por Ptolemeu em 300 a.C, podem estar os restos da rainha Cleópatra, segundo arqueólogos.

A tumba da rainha egípcia nunca foi encontrada, mas os arqueólogos estão descobrindo mais evidências de que os sacerdotes de Cleópatra levaram seu corpo após o suicídio para que seja enterrada ao lado de seu amante Marco Antonio.

"Esta poderia ser a descoberta mais importante do século 21", disse neste domingo a jornalistas o chefe de arqueologia do Egito, Zahi Hawass, durante visita ao templo.

A suspeita foi alimentada pela descoberta de 22 moedas de bronze com a inscrição do nome da rainha e a cabeça de uma estatua dela no local ao lado de imagens de Marco Antonio e uma série de túneis subterrâneos. Na proximidade a equipe havia descoberto essa semana uma múmia coberta de ouro, evidencia sobre a existência de uma personalidade real.

Arqueólogos do Egito e da República Dominicana planejam começar neste mesmo ano a escavar o local em busca da tumba que pode estar em uma das três câmaras, a 20 metros de profundidade, descobertas pelo radar. Os historiadores creem, baseados no escritor romano Plutarco, que Marco Antonio e Cleópatra foram enterrados juntos.

Kathleen Martínez, uma acadêmica da República Dominicana que foi pioneira na teoria de que Cleópatra poderia estar enterrada no templo, acredita que em uma das câmaras estão os corpos do famoso casal.

Se Martínez e sua equipe, que estão trabalhando há três anos no local, encontrarem corpos, procurarão placas que levem o nome de Cleópatra ou uma coroa que indique a identidade de alguma múmia.

Para ela, o corpo de Marco Antonio ainda pode estar adornado com o uniforme romano do antigo general.

Com agências internacionais

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
julia 5/7/2009 10:22:02 PM
como gosto muito de arquiologia acho muito legal e interenssante !!!!!!! eu queria estar la tambem !

fabio farias 5/12/2009 10:11:19 PM
essa descorberta é simplesmente fabolosa,fantastica, inacreditavel a arqueologia meche com a imaginação das pessoas e emrriquece a historia

José Paulo 5/30/2009 1:20:05 PM
Eu adorei essa noticia.Poderia ser uma grande descoberta feita até hoje.

elcio 4/26/2010 11:57:37 AM
Muito interessante essa noticia. Eu sou fascinado por arqueologia...

Jose 5/18/2010 3:05:32 PM
eu adoro a arqueologia egipcia eu pretendo ser um grande arqueologo e ir ao egito eo meu maior sonho

beatriz 5/24/2010 2:15:35 PM
eu achei que esse texto ajuda muito as pessoas que precisam de informação sobre o egito, como eu. obrigada

rodolfo francisco cravo filho 7/18/2010 1:19:45 PM
isso faz parte da nossa historia do nosso passado pena que ainda existe ignorantes que não acredita nessas realidades . acho a arqueologia muito util a humanidade.

Guilherme da silva vieira 2/24/2011 3:21:41 AM
fantástico, apenas gostaria de ressaltar que seja tão difícil acompanhar a evolução destes estudos, mesmo para mim que sou historiador. existe algum e-mail que posso me cadastrar para poder acompanhar? grato boa sorte nas escavações.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
A cabeça de uma estatua da Cleópatra A cabeça de uma estatua da Cleópatra
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.