Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Wednesday, November 20, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Acadêmicos árabes participarão de um encontro sobre interculturalidade em Santa Catarina

 Imprimir ANBA | 01/06/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Cerca de 20 pesquisadores de países árabes, principalmente da Argélia, vão participar de um encontro sobre interculturalidade no final de junho na Universidade Federal de Santa Catarina.

Isaura Daniel

São Paulo – Pesquisadores da Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia estarão em Florianópolis, capital de Santa Catarina, em junho, para um congresso sobre intercultura. Cerca de 20 pesquisadores dos três países árabes já têm presença confirmada no encontro, que tem como tema “Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder” e vai ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) entre 29 de junho e 03 de julho.

A maioria dos estudiosos árabes que estará presente virá da Argélia. Entre eles estão pesquisadores da Universidade de Oran, da Universidade de Sétif, do Centro em Antropologia Social e Cultural, Universidade de Batna e Universidade de Argel. Tchirine Mekideche, do Centro de Pesquisas em Economia Aplicada ao Desenvolvimento, da Argélia, coordenará um grupo de trabalho sobre interculturalidade e globalização.

Será a 12ª edição do Congresso da Associação para Pesquisas Interculturais (Aric), que tem sede na Suíça e promove esse tipo de encontro para promover o intercâmbio entre pesquisadores. O objetivo é dinamizar a pesquisa intercultural e promover o link entre a teoria e a prática. O pesquisador brasileiro Reinaldo Matias Fleuri, do Centro de Ciências da Educação, da Ufsc, é atualmente o presidente da Aric.

A previsão dos organizadores é de receber 1.500 participantes. O encontro tem uma programação extensa, com mesas plenárias e simpósios. Entre as pesquisas apresentadas pelos árabes estarão a utilidade social do conhecimento científico, a auto-estima na construção da identidade do adolescente argelino, os imigrantes do Norte da África no subúrbio de Paris, as mulheres no planejamento familiar, entre outros.

O congresso terá sete eixos temáticos - todos tendo como foco principal a interculturalidade – que são: educação, sustentabilidade, globalização, política, epistemologia, identidades e novas tecnologias. A organização do encontro destaca a presença francesa neste ano, já que virão pesquisadores de 15 universidades da França, e a presença africana, principalmente do Norte do continente. Em função disso, haverá tradução do francês para o português e vice-versa. A Aric reúne atualmente 300 sócios de 32 países.

Serviço:
12ª Congresso da Associação para Pesquisas Interculturais
Na Universidade Federal de Santa Catarina
De 29 de junho a 03 de julho
Site: www.aric2009.ufsc.br
E-mail: aric2009@ced.ufsc.br
Informações: +55 (48) 3235 3000

*Agência de Notícias Brasil Árabe

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Claude 6/2/2009 11:11:18 AM
Gostei da noticia e serviço e gostaria de enviar a alguns amigos com o link do arabesq . Voce pode me enviar por email p/ que eu encaminhe ?

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.