Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Friday, November 15, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


TV italiana quebra tabu e exibe filme sobre Omar al-Mukhtar

 Imprimir Arabesq | 12/06/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

A televisão italiana exibiu pela primeira vez o filme histórico “o Leão do deserto”, produzido há 30 anos, que conta a história do ativista líbio Omar al-Mukhtar, do diretor sírio Mustafa Akkad.

O filme foi banido dos cinemas e das tevês da Itália desde 1981 por receio de “danificar” a história militar do país.

A Itália prendeu al-Mukhtar em setembro de 1931 por ter liderado a resistência líbia contra a colonização italiana, condenou-o à morte por enforcamento em um julgamento que durou apenas uma hora e executou o veredicto apesar de al-Mukhtar ter completado 72 anos de idade.

Lion of the DesertO Canal italiano "Sky Cinema", exibiu o filme dublado um dia após o início da visita histórica do líder líbio Muammar Gaddafi para a Itália, a primeira visita de um presidente líbio ao antigo colonizador do país.

O novo comportamento da mídia italiana e a visita do Líder líbio ao país europeu são frutos do acordo bilateral entre os dois países, assinado em 30 de agosto de 2008, que estabelece indenizações pelas mais de três décadas de ocupação italiana.

Pelo acordo, a Itália se comprometeu a financiar projetos de infraestrutura e em outros setores por um valor de US$ 200 milhões (R$ 388 milhões) anuais durante 25 anos.

Os italianos ocuparam a Líbia entre 1911 e 1943, quando foram derrotados na Segunda Guerra (1939-45). Na ocasião, a Líbia passou às mãos da ONU (Organização das Nações Unidas) e alcançou a independência em 1951.

O cineasta Akkad morreu em Novembro de 2005, em conseqüência da explosão em um dos hotéis em Amã, quando tinha 75 anos de idade.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Omar al-Mukhtar Omar al-Mukhtar
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.