Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Ministros árabes restringem participação no Hajj devido à gripe suína

 Imprimir Arabesq | 23/07/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Os ministros árabes da saúde decidiram, na quarta-feira no Cairo, restringir a participação na peregrinação à Meca (Hajj) para idosos acima de 56 anos, crianças abaixo de 12, e doentes para reduzir o risco da propagação do vírus influenza A (H1N1) que causa a Gripe Suína.

Outras correntes religiosas e médicas pedem ainda que seja proibia a participação este ano de peregrinos provenientes de países estrangeiros, em função da doença.

O Diretor Regional da Organização Mundial da Saúde, Hussein al-Jassemi, disse em conferencia que entre os que não devem participar da peregrinação estão os doentes com diabetes, hipertensão, problemas no fígado e nos rins, com obesidade e com disfunções metabólicas.

Hussein acrescentou que a decisão foi tomada após ter consultado o ministro da saúde saudita, Abdul Aziz al-Rabia.

Rabia garantiu que a medida foi considerada sem pressões religiosas, políticas ou econômicas, salientando que seus autores são cinqüenta cientistas de diversos países islâmicos. Mas tranqüilizou que a diminuição do número de peregrinos não afetará a economia saudita.
Centros médicos

O Ministro da Saúde egípcio, Dr. Hatem el-Gabali, afirmou que serão estabelecido centros médicos no Egito e na Arábia Saudita para examinar e selecionar os muçulmanos que não poderão participar da peregrinação este ano.

A prática da peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã e aglomera anualmente, em poucos dias, milhões de muçulmanos do mundo todo na cidade de Meca da Arábia Saudita. Fato que preocupou as autoridades árabes da saúde pela velocidade de disseminação da gripe suína e o risco que pode causar caso não haja restrições este ano durante a peregrinação.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.