Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Mulher Saudita abre o primeiro café cultural feminino do país

 Imprimir Arabesq | 26/07/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Uma mulher saudita inaugurou o primeiro café cultural feminino no oeste da Arábia Saudita.

Esa Al-Enezi disse que a idéia surgiu quando ela identificou que as mulheres precisam de um lugar onde podem se encontrar e conversar longe do cheiro de cigarro e do fume da Arguile.

Em virtude da admiração que tem pela natureza na região Oeste da Arábia saudita “Al-hejaz”, Al-Enezi construiu o café sob o mesmo tema, trazendo diversos elementos regionais culturais na arquitetura do empreendimento.

Enzi conta que o projeto começou quando participou de um curso sobre “como criar seu pequeno negócio” da Faculdade de Administração de Empresas em Jeddah, a segunda etapa foi buscar um empréstimo de um fundo saudita.

A proprietária do café denominado "Nakhet al-samoar" garantiu que não enfrentou complicações ou dificuldades burocráticas para abrir um empreendimento feminino.

 "Estamos, neste momento, vivendo o encorajamento da mulher trabalhadora que recebe apoio em todas as áreas e níveis", disse Anzi.

Ela também apontou para a importância do apoio que recebeu da sua família e de seu marido, que a incentivaram a executar o projeto.

A Contadora de Histórias

Alem da biblioteca e do acesso à internet, uma das atrações do novo Café é a presença de uma Contadora de Histórias. Apesar de já haver mulheres ocupando esta função há mais de 100 anos, a figura profissional do “Contador de Histórias” era predominada pelo sexo masculino. Os contadores se reúnem em cafés e Banhos públicos para contar histórias de história, aventuras e tradição para os clientes.

Enzi decidiu reviver a tradição contratando uma mulher de voz melodiosa para narrar os antigos contos árabes durante duas horas nas noites de todas as segundas e quintas.
Funcionárias Sauditas

O serviço do café é prestado por jovens mulheres sauditas que acreditaram no conceito do café e são responsáveis pelos deliciosos pratos regionais tradicionais.

Enzi pretende ir alem, pois sonha transformar o local em um centro para eventos culturais e cursos científicos organizados sob a supervisão de um quadro de alto nível da comunidade em benefício de toda a sociedade.

Com al-Arabiya

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Fatima Maria de Gusmão 7/27/2009 12:05:41 AM
PARABÉNS a tdas mulheres saudidas. e vc Enzi que ALHAL CONTINUE TE ABENÇOANDO. sallan -maleiko.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.