Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Friday, November 15, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Governo Palestino decidiu investir US$ 2 mi na construção do Museu Yasser Arafat

 Imprimir Arabesq | 28/07/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O governo palestino decidiu, durante a sua reunião semanal nessa segunda (27), investir na construção do "Museu Yasser Arafat", e atribuiu um subsídio de US$ 2 milhões para a organização Yasser Arafat que acompanha o projeto e deve finalizar a primeira fase de sua criação, informa um comunicado do conselho de ministros da Autoridade Nacional Palestina.

A decisão do governo respondeu à recomendação do Presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas que colocou a pedra de fundação do museu durante o quarto aniversário da morte do ex-presidente palestino Yasser Arafat.

O projeto é do arquiteto Al-Jafar Toukan, e será construído próximo do tumulo de Arafat, sendo interligado por uma ponte suspensa com o escritório do presidente falecido.

O museu deve retratar a vida do presidente Arafat em três fases diferentes na história da causa palestina, conterá alguns de seus objetos pessoais e exibirá fotos e documentários sobre sua vida.

No projeto também estão previstos uma biblioteca, um arquivo para pesquisadores e um centro de estudos e conferencia, para se tornar, com isso, um importante memorial para a história nacional palestina.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, foi um líder dos palestinos pela criação do seu Estado independente, participou em 1959 da formação do Fatá (Fatah), grupo que se tornaria o principal elemento da Organização pela Libertação da Palestina (OLP).

No final de 2001, o cerco do governo israelense de Ariel Sharon a Arafat atingiu seu ponto máximo com o líder palestino sendo forçado a permanecer em sua base na cidade de Ramallah (Cisjordânia), onde ele viveu nos últimos três anos de sua vida, antes de falecer em 11 de novembro de 2004 aos 75 anos no hospital militar Percy, na frança, em decorrência da falência múltipla dos órgãos sofrendo de uma doença não diagnosticada pelos médicos. Declarações de diversas autoridades políticas palestinas acusam que o líder do sonho palestino teria sido assassinado por Israel durante seu cerco em Ramallah.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Projeto do Museu Yasser Arafat Projeto do Museu Yasser Arafat
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.