Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


A Maioria das nações islâmicas deve iniciar Ramadã no dia 22 de agosto

 Imprimir Arabesq | 10/08/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Como de costume o início do mês de Ramadã em 2009 terá datas diferentes no mundo. Algumas nações consideram que a quinta-feira, 20 de agosto, será o 29 de Shaaban (do calendário islâmico) enquanto outras defendem que a sexta-feira (21) será o último dia desse mês que precede o mês de ramadã, no qual os muçulmanos jejuam todos os dias do nascer ao por do sol.

- Entenda o Jejum em Ramadã

Todas as nações árabes exceto o Sultanato de Omã, o Reino do Marrocos e a Mauritânia, prevêem o início do jejum para a sexta-feira (21). Estes três países ao lado de Bangladesh, Índia, Paquistão, Irã e outras nações , defendem o início de ramadã para sábado, 22 de agosto.

O observatório islâmico do crescente lunar em Dubai, garantiu a impossibilidade de observar o crescente de Ramadã na quinta-feira (20) em todas as regiões do mundo islâmico, e recomendou que o início do mês sagrado para os muçulmanos seja no sábado (22).

Segundo a jurisprudência islâmica duas testemunhas devem ver o crescente lunar após o pôr do sol para ser fixado o início de Ramadã.

Para o observatório, na maioria das nações o crescente poderá ser visto na sexta-feira (21), e dessa forma o sábado será o primeiro dia do jejum de ramadã.

A Líbia não segue a tradição das testemunhas oculares do crescente e utiliza outras medidas astronômicas para definir a data, já afixada para a sexta-feira (21) quando será o primeiro dia de Ramadã no país.

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
gui 8/25/2009 8:21:02 PM
legalsao

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.