Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


DNA desvenda mistério que envolve o Faraó Akhenaton e Moisés

 Imprimir Arabesq | 04/11/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O arqueólogo chefe de antiguidades egípcias, Zahi Hawass, deve revelar em breve a mais nova descoberta que prova cientificamente não haver ligação entre o faraó Akhenaton e Moisés, derrubando até as crenças de muitos egiptólogos que interpretaram o desaparecimento da múmia desse faraó como parte da doutrina do monoteísmo que rejeitaria a mumificação.

As evidencias foram encontradas em uma nova múmia descoberta na tumba 55, identificada como sendo a do faraó Akhenaton através de um teste de DNA, comparando os genes com os do seu filho, o famoso faraó Tutancâmon.

Os estudos da múmia do faraó mostram que o mesmo morreu aos 35 anos, e não aos 23 como se acreditava anteriormente, e desmentem as teorias e crenças populares de que Akhenaton teria sido o faraó que perseguiu Moises e os judeus sendo morto por um milagre divino no mar morto onde seu corpo teria desaparecido eternamente.

Akhenaton, cujo nome inicial foi Amen-hotep IV, foi um grande faraó da XVIII Dinastia egípcia. A historiografia credita esta personalidade com a instituição de uma religião monoteísta entre os egípcios, numa tentativa de retirar o poder político das mãos dos sacerdotes, principalmente aqueles do deus Amon da cidade de Tebas.

Essa descoberta encerra uma das páginas mais misteriosas e interessantes na história do antigo Egito.

Com al-arabiya

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Godinho 11/9/2009 10:14:22 AM
A história biblica de Moisés, seu nome egípcio, e o período estimado para sua possível (mas nunca provada) existência indicam alguma relação entre os personagens. Talvez a história verdadeira seja a de um refugiado político, membro da corte do faraó e fiel de Aton, que, exilado entre os hebreus, os tenha convertido ao monoteísmo, adaptando a crença faraônica aos costumes hebreus.

nice 11/22/2009 10:22:32 PM
Se estavam tão pertos na mesma região ou próximas é claro que se encontraram. O que os antigos livros dizem? quem sabe onde nós anda?Vai advinhar. menino lá eles se entendiam como nós cá, né? o plano da história da biblia é verídica mas haja visão e entendimento e inteligência, as pessoas se quer entendem a vida depois da morte, transformamos e vamos para outro planeta. Os humanos não vêem mais os planetas tá cheio de nós mesmos mas invisivel aos sensores humanos. È só cumprir a missão na terra., pronto morremos, transformamo-nos. e vamos pra outra missão. Transforrmamo-nos em que sera? segundo a biblia tudo dependerá de nossas atitudes, ações na terra, tá valendo mais ponto caridade e desenvolver talentos, também pros antigos? será que eles os planetas estariam lá pra que? devemos ampliar o pensamento pq tudo depende de como interpretamos as coisas, de como nossa mente ver, haja MISSÃO!!! Grande planos divino para todos nós.{position:absolute;clip:rect(480px,auto,auto,480px);}

raymundo alves filho 10/22/2010 4:12:43 PM
O sol realmente é a fonte mantenedora de todas as formas de vida sobre a terra e parece estar colocado num ponto estratégico, exato e lógico acho que é muita pretenção do ser humano acreditar sermos os únicos habitantes do universo pense a respeito.

larissa 4/20/2011 10:58:53 AM
tem que ler ah!pregiça

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.