Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Mahmoud Abbas encerra as atividades de “Jerusalém capital da cultura árabe”

 Imprimir Arabesq | 18/12/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, encerrou, nessa quinta-feira, as atividades da comemoração “Jerusalém capital da cultura árabe em 2009” em uma cerimônia na cidade de Nablus, da Cisjordânia, onde a tocha foi entregue a Doha, capital do Catar, que carregará o título no próximo ano.

Apesar da presença de autoridades árabes para a comemoração em Jerusalém oriental na noite dessa quarta, Israel reprimiu as atividades culturais na cidade e prendeu alguns jovens palestinos na tentativa de apagar a identidade árabe de Jerusalém que considera ser a sua capital indivisível, desrespeitando o direito internacional.

“Jerusalém continuará sendo a capital eterna do estado palestino e das nações árabes e islâmicas... Se Jerusalém não for a capital de um estado palestino então nunca haverá paz” defendeu Abbas durante a cerimônia de encerramento na presença de alguns ministros árabes.

Uma delegação emirati de alto nível esteve presente no evento, encabeçada pelo chanceler Xeique Abdullah bin Zayed Al Nahyan.

Também participaram no encerramento o cantor tunisiano Lutfi Bushnaq cantando “voltarei para cuidar das minhas ovelhas”, o poeta palestino Samih Al-Qasim com o poema  “Eu sou o rei de Jerusalém” e a cantora Rim Tilhami cantando “voltaremos ao triste lar” e “para cima” que dedicou aos refugiados palestinos.

A “capital da cultura árabe” é um título criado pela liga árabe que visa estimular o desenvolvimento cultural nos países árabes. Durante o ano de 2009 os palestinos organizaram grandes eventos culturais e folclóricos, dos quais muitos foram reprimidos por Israel e tiveram lugar em outros estados árabes.

Com al-jazeera

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.