Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Tuesday, November 12, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Catar lança atividades de Doha Capital da Cultura Árabe em 2010

 Imprimir Arabesq | 29/01/2010 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Foram lançados, nessa quinta-feira, os eventos de Doha Capital da Cultura Árabe em 2010, engrandecendo a "Casa da Sabedoria" e iluminando o tempo da ciência e do conhecimento do Califa Abássida, Abd Allah Al-Ma'mun ibn Harun al-Rashid,

Na abertura, trezentos artistas narraram características do califa abássida que sabia desde cedo que o conhecimento e a razão são a essência do ser humano, estabelecendo em Bagdá um centro do conhecimento cientifico que chamou de “Casa da Sabedoria” para promover os valores da ciência, os cientistas e a abertura para outras culturas.

Sob o lema “a cultua árabe é uma nação... e Doha é sua capital” o Emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, abriu as programadas 76 atividades na presença de cerca de 1200 autoridades políticas, culturais e a mídia.

 


O Presidente e a Primeira-Dama da Síria, Bashar e Asma al-Assad estiveram presentes no evento

A Programação

O Catar preparou diversas surpresas para comemorar o título de Doha em 2010 e dividiu as atividades culturais que serão realizadas em quatro seguimentos. A primeira atividade será o lançamento, nessa sexta-feira, de uma exposição das famosas Perolas do Catar apresentando uma rara coleção de pérolas de todo o mundo, das quais uma pesa 6kg.

A programação incluirá também exposições de arte e de caligrafia árabe, galerias de fotos, escultura na areia, mostras de cinema, debates e palestras.

A musica será um espetáculo a parte com a apresentação da orquestra síria jovem, um grupo de tambores japoneses, orquestra sinfônica e musica polonesa.

Restauração

O Comitê Superior que organiza as celebrações deseja também lançar novas edições de livros de escritores e poetas árabes falecidos como o autor sudanês,Tayeb Salih, e o poeta palestino, Mahmoud Darwish, entre outros.

Entre a programação algumas semanas serão dedicadas a outras nações para exibirem suas culturas. A primeira será a semana cultural síria que será inaugurada em 31 de janeiro com musica, teatro, cinema, dança, poesia e desfile de moda.

Com al-Jazeera

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
joyce blaut alves 4/16/2011 1:17:20 PM
ha muito legal mas eu queria perguntar qual é a economia de voces e a cultura

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Catar lança atividades de Doha Capital da Cultura Árabe em 2010 Catar lança atividades de Doha Capital da Cultura Árabe em 2010
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.