Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Minarete Suhrawardi em Bagdá está ameaçado de destruição

 Imprimir Arabesq | 04/03/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Passados 850 anos desde a sua construção, a negligência ameaça o minarete Suhrawardi no coração de Bagdá, que pode desabar a qualquer momento. Há vinte anos esse monumento histórico do califado Abássida não recebe cuidados de preservação.

O minarete, que está visivelmente inclinado, recebeu o nome do fundador da linha sufista Suhrawardita, “Abu Hafs Umar ibn Muhammad Suhrawardi” apelidado de Shihab al-Din, que está enterrado no local.

Suhrawardi foi um importante filosofo do sufismo e autor de diversos livros sobre o tema em uma linha de idéias Zoroastristas e platônicas.

Apesar de ter iniciado seus estudos islâmicos no Irã, Shihab al-Din, viajou até o Iraque e a Síria para aprimorar seus pensamentos, produziu durante a sua vida uma série de livros e fundou uma nova filosofia chamada de “Hikmat Al-Ishrak” que renasceu a antiga sabedoria iraniana.

O escritor iraquiano Hamid Al Matbai, exigiu do governo iraquiano que preste atenção a esse patrimônio histórico, um marco para a herança islâmica no Iraque.

Descendentes do Suhrawardi vinham fazendo pequenos reparos no minarete, de forma limitada. O último descendente a cuidar do monumento foi o Xeique Najm Al-Din al Suhrawardi que faleceu há três anos.

Segundo o arqueólogo, Fathi Ihsan, o minarete é um dos raros monumentos do califado Abássida em Bagdá e necessita de manutenção imediata.

“Este tipo de construção passaria por manutenção anual em qualquer lugar no mundo, no Iraque tem sido negligenciada ao lado de muitos outros sítios históricos”, reclamou Fathi.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Minarete Suhrawardi em Bagdá Minarete Suhrawardi em Bagdá
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.