Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Domínios em língua árabe podem revolucionar a internet

 Imprimir Arabesq | 07/05/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Em uma etapa considerada um marco para uma das principais línguas do mundo agora a internet comportará endereços em língua árabe, como parte de um amplo movimento para tirar a restrição de navegação aos caracteres latinos.

O ministro das comunicações do Egito anunciou nesta quinta-feira o lançamento do primeiro domínio na internet utilizando caracteres árabes, buscando aumentar os serviços online e o número de usuários na população local.

"Lançar domínios em árabe é um marco na história da internet", afirmou o ministro Tarek Kamel, em nota. "Este grande passo abrirá novos horizontes para serviços online no Egito. Isso aumentará o número de usuários no país e permitirá que os serviços via internet cheguem a novos segmentos de mercado por meio da eliminação de barreiras linguísticas".

O domínio .misr (.???)- que significa Egito, em árabe, e que será escrito em caracteres locais - será registrado nos provedores de internet TE Data, Vodafone Data e Link Registrar, segundo comunicado. Analistas dizem que o conteúdo árabe responde por apenas 1% do total disponível na web apesar da sua população constituir mais de 5% do mundo.

Ao invés de usar o antigo nome de domínio, por exemplo: “.eg” as instituições podem gora utilizar, no Egito, o“.???”. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos também já começaram a usar os seus nomes em árabe para a terminação de seus domínios de internet.

Para especialistas, a mudança pode gerar um pouco de confusão, apesar de abrir a possibilidade para novos domínios escapando da dificuldade atual de registrar novos endereços na internet.

Porem o início do uso de terminações em árabe não é a primeira mudança sobre o fato. Há seis meses as empresas reguladoras da internet aprovaram o uso de nomes em árabe nos endereços, mesmo que a terminação continue sendo .com ou .net. Isso já se encontra em uso.

Para entender melhor, usaremos o exemplo do Portal Arabesq em árabe sob o endereço www.alarabesq.com que pode também ser acessado pelo endereço www.?????????.com. Isso já é uma revolução no mundo digital, que deve aumentar as possibilidades da Internet, apesar de não necessariamente descongestionar os domínios em caracteres latinos.

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
jamila 5/19/2010 4:53:08 AM
Simplesmente fantastico e maravilhoso,ja era mesmo necessario e urgente q. a nacao arabe despertasse para esse triunfo,pois o intercambio entre povos se faz necessario e o povo arabe jamais ----- " ficaria adormecido ou a ver estrelas." Obrigada.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.