Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Grupo pede que Homs seja capital mundial do riso

 Imprimir Arabesq | 21/05/2010 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Homs capital mundial do riso? Isso é o que solicita a sociedade de “Amigos da Piada Homsiense” na página da UNESCO no site social “Facebook". Enquanto isso a prefeitura da cidade pretende realizar um concurso para dar maior visibilidade a essa fama que acompanha seus cidadãos há séculos.

“Estamos estudando a organização de um concurso para comemorar essa característica positiva da cidade de Homs, dentre as atividades do Festival do Vale que será realizado entre 22 de julho e 5 de agosto este ano.” Declarou o prefeito de Homs, Iyad Ghazal.

“A piada é um modo de humor que conquista as pessoas, por ser uma condição que incentiva a vida social e reflete o espírito de humor e de iniciativa... Os Homsienses são famosos por criar piadas de si mesmos”, acrescentou Ghazal.

O objetivo deste concurso é "criar uma experiência útil que pode ter impacto positivo na saúde pública e saúde mental, já que muitas das doenças no dia de hoje tem origem na pressão psicológica, alem de registrar a marca da piada Homsie”, explicou Ghazal.

Ao mesmo tempo o grupo “Amigos da Piada Homsiense” lançou uma campanha no FaceBook que será encaminhada para a UNESCO pedindo que Homs seja considerada a capital mundial do riso.

O fundador do grupo George Kadr afirma que “o objetivo da criação deste grupo é fazer de Homs a capital do riso para combater focos de conflito e tensão que proliferam como cogumelos no nosso mundo e tornam-no sombrio e deprimente, além de divulgar piadas e notícias que caracterizam a história do povo de Homs”.

Ele garante que "o humor homsiense conseguiu manter o patrimônio desta região, e dessa herança foi preservado o (dia dos loucos), que os homsienses comemorariam toda quarta-feira... Esta é uma festividade verdadeira que comemora um rito sagrado da primavera comemorado na antiguidade e foi mantido pela memória popular de Homs”.

O povo de Homs é famoso pelo bom humor e pela doçura da alma, sempre amigável e hospitaleiro, conquistou uma fama entre os árabes semelhante a aquela tida pelos portugueses no Brasil, passando a protagonizar as piadas na região, mas se engana aquele que acredita que isso é motivo de incômodo, os Homsienses recebem tudo isso de peito aberto e são os principais criadores e divulgadores de suas próprias piadas.

Algumas Piadas de Homs

- Como o Homsi caça coelhos?  R: Imitando a voz da cenoura!

- Dois Homsienses fizeram Faculdade de Medicina: um virou contabilista e o outro advogado.

- Um Homsiense perguntou ao vendedor: Você tem uma televisão colorida. O vendedor respondeu: Sim, então o Homsi disse: eu quero uma azul por favor.

- Um Homsi comprou para seu filho uma calculadora e bloqueou o zero para ele não fazer ligações internacionais.

- Homsienses souberam que uma tempestade está a caminho de Homs, então escreveram na entrada da cidade “Bem vindos a Damasco”.

- Um Homsi andava em Homs e se surpreendeu com uma fila gigante na praça! Então perguntou ao último: pra que é esta fila? Respondeu: não sei vi uma fila e parei.  O homsi então foi perguntando a cada uma das pessoas até chegar ao primeiro da fila e fez a mesma pergunta. Ele respondeu: Estava andando e parei um pouco para amarrar os cadarços ai todos pararam atrás de mim... Então o homem perguntou: Mas você já terminou de amarrar, porque não andou? Ele respondeu: Só faltava essa, você quer que eu ande agora que sou o primeiro da fila?

- Um Homsi caiu de um prédio de cinco andares, então as pessoas perguntaram pra ele: Meu deus, o que aconteceu? O Homsi olhou para os lados e respondeu: não faço idéia, acabei de chegar.

Com Al-arabiya e AFP

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Serginho Chohfi 9/22/2011 12:32:02 PM
Como sempre, os Homsies mostram seu exemplo de capacidade e bom coração. São Maroum e Steve Jobs para citar uns poucos são Homsies, parte dos frutos que sempre estão perto da frondosa arvore. A Síria passa por mudanças importantes, que Deus proteja o futuro e a nova fase.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Grupo pede que Homs seja capital mundial do riso Grupo pede que Homs seja capital mundial do riso
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.