Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Descoberto o primeiro câncer de mama entre adolescentes nos Emirados

 Imprimir Arabesq | 05/07/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Notícias divulgadas na imprensa árabe nesse domingo relatam que médicos do departamento de oncologia cirúrgica da Autoridade de Saúde em Dubai “diagnosticaram uma menina Emirati de 16 anos com câncer de mama... Esta condição é raríssima, e pode ser o primeiro caso registrado no mundo em uma menina dessa idade”.

O Jornal, "Emirates Today" afirmou que a Autoridade de Saúde deve expor o caso da menina na “conferência mundial sobre o câncer de mama, a ser realizada ainda esse ano nos Estados Unidos”.

Dr. Moza Alanawi, que acompanha o caso, disse que “o câncer de mama afeta mulheres em idade relativamente tardia, poucos casos ocorrem em idades inferiores a 30 anos, mas o que chamou a atenção dos médicos em Dubai e nos Estados Unidos, é que a menina tem um tumor em idade inferior a 20 anos”, o que sustenta a suspeita da lesão ter “começado a surgir desde os 10 anos de idade.”

O Departamento de Oncologia Cirúrgica pretende estudar o caso da menina e pesquisar a causa do surgimento do câncer nessa faixa etária, na tentativa de levar maiores detalhes para a conferencia internacional.

Alanawi explicou que a menina descobriu a lesão durante auto-exame de palpação quando sentiu um nódulo anormal no seio, e o diagnostico foi confirmado a seguir com exames apurados.

“O laboratório que analisou a amostra do tecido enviou a mesma para confirmar o resultado do exame em um dos melhores laboratórios nos Estados Unidos... Os médicos americanos teriam ficado chocados com a idade da jovem Emirati”, acrescenta.

Câncer de Mama da Adolescência

Ao contrário do que o senso comum normalmente imagina, o câncer de mama na adolescência não é impossível. Em determinadas circunstâncias, a doença pode sim atacar adolescentes, ainda que com uma taxa de incidência baixa, em torno de 0,09% dos casos. “O câncer de mama não respeita idade nem sexo”, diz Dra. Lair Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia. “Mas, na adolescência, os carcinomas freqüentes em mulheres mais velhas são raríssimos”.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cancerologia detectou e coletou vários tipos de câncer de mama na infância e adolescência. Entretanto, na maior parte das vezes, essas patologias malignas eram de origem secundária, como rabdomiossarcoma e linfomas. Mesmo assim, três casos de carcinoma ductal infiltrante em adolescentes chegaram a ser registrados.

Com oncopediatria.org.br

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.