Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Friday, November 22, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Egito reinaugura o maior Museu de Arte Islâmica do mundo

 Imprimir Arabesq | 16/08/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O Museu da Arte Islâmica do Cairo, o maior do mundo, foi inaugurado sábado (14) após oito anos de restauração, anunciaram as autoridades egípcias, mas só abrirá as portas ao público em setembro.

O museu inaugurado em 28 de dezembro de 1903 foi fechado em 2003 pelo Conselho Superior de Arqueologia para reforma das instalações que custou 20 milhões de reais.

O edifício renovado foi inaugurado pelo Presidente Hosni Mubarak acompanhado por uma comitiva que integrou o ministro da Cultura, Farouk Hosni, e o diretor do departamento de Antiguidades, Zahi Hawass, noticia da agência France Presse.

O Museu apresenta ao público em 25 salas 2500 peças de grande valor artístico e histórico, selecionadas entre as 100 mil existentes nas reservas. Entre as mais importantes um bule de bronze supostamente usado pelo último califa umiada, Mruan Ben Muhamad, do século VI. Ainda mostra com uma rara coleção de tecidos e tapetes turcos e iranianos, vasos, vidros, instrumentos astronômicos e cirúrgicos usados nos primeiros séculos do Islã.

Os visitantes poderão ver ainda a chave da Caaba feita de cobre banhada em ouro e prata, originalmente do Sultão Ashraf Shaaban, alem de um Dinar de ouro de 697 depois de cristo (77 do calendário islâmico), o mais antigo Dinar islâmico conhecido até hoje.

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
clarice 8/24/2010 1:24:00 PM
o Egito só tem a ganhar e o mundo um presente a ser visto. O Egito seria o 1º país que visitaria se pudesse.

Viviane 8/24/2010 2:41:19 PM
Meu filho tem 7 anos e tem um trabalho para fazer sobre a cultura, os costumes, culinária e o artesanato Árabe, o que acontece que achei nas pesquisas sobre quase tudo, ficou faltando o artesanato Árabe, achei muito pouco sobre o assunto. Se vocês pudessem me mandar alguma coisa, ou o site onde posso encontrar.

Abu Al 8/27/2010 10:32:27 AM
Esta matéria tem um erro, no último parágrafo, de informação ou tradução. Não é possível um dinar de ouro de 77 d.C. ser considerado "o mais antigo dinar islâmico conhecido até hoje", pois o Islã surgiu no século VII d.c. Talvez, 770 d.C., mas não 77 d.C.

Arabesq 8/27/2010 11:28:01 AM
Abu Al,

Agradecemos a sua observação, corrigimos a informação.

Atenciosamente, Portal Arabesq

abadia 8/29/2010 10:25:35 PM
Lindo! A história deste povo me fascina!

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Egito re-inaugura o maior Museu de Arte Islâmica do mundo Egito re-inaugura o maior Museu de Arte Islâmica do mundo
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.