Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Campinas Café Festival: o novo aroma de café sobre o município

 Imprimir Divulgação | 05/11/2010 A | A
Publicidade
Consciência Jeans
“O café é o alimento que mais aproxima pessoas, povos e nações” - Ali El-Khatib (Organizador do ‘Campinas Café Festival’)


A Estação Guanabara, da antiga Companhia Mogiana, criada para escoar a produção de café para a região de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, tornou-se palco de grandes festivais em Campinas. É neste espaço, que a sociedade – do município e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) –, terá as portas abertas para a 3ª edição do Campinas Café Festival, que será realizado de 10 a 13 de novembro, na Estação CIS-Guanabara, em Campinas (SP). O evento é de graça e os ingressos podem ser adquiridos na portaria.

O Campinas Café Festival terá início no dia 10 de novembro, às 19 horas, com apresentação artística da cantora Margareth Reali, que irá interpretar canções de Almir Sater, Milton Nascimento, Tavinho Moura e Chico Buarque.

Nos dias 11, 12 e 13, o evento estará aberto das 14h às 21 horas. No dia 12, das 14h às 17 horas, haverá uma tarde de palestras com técnicos e pesquisadores científicos, que abordarão a cadeia produtiva do café, relacionando ao bem estar das pessoas os temas sustentabilidade, cultura, esportes, saúde, educação, turismo e mercado de importação e exportação.

Para enriquecer e apresentar com detalhes a história do café e sua relação com Campinas haverá exposições de artesanatos, fotos, produtos da cadeia produtiva e palestras.

Histórico Campinas Café Festival

O Campinas Café Festival é um evento idealizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil, com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e o SESC-Campinas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Facamp, CIATEC, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Agência de Notícias Brasil Árabe, Rede Bandeirantes de Comunicação, Instituto Agronômico de Campinas, CATI, CafemaQ, ABIC, Atelier do Café, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, ACIC, entre outros.

O autor e coordenador do projeto, professor Ali El-Khatib, coordenador do Núcleo de Estudos Árabes da Facamp (NEAF) explica que o evento tem em sua vertente a divulgação do tema café em diversas esferas, trabalhando a história e a cultura do café.

“Pretende-se, além de promover a cultura, difundir, por meio de seminários, um grande conteúdo acadêmico e contribuir para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, principalmente para o aumento do consumo de café de qualidade”, afirma Ali.

Para efetivar este evento também foi produzida a revista – “Magazine Campinas Café Festival” – que abordará todas as áreas da cadeia produtiva, consagrando o município de Campinas como a Capital Brasileira da História de Cultura do Café.

De acordo com o organizador, Ali El-Khatib, o café aproxima povos e nações, empregando 10% da mão-de-obra economicamente ativa, o que também torna o Brasil o maior produtor de café arábica do mundo. “Sabe-se que todos estes componentes contribuem como agente ou forma de transformação social.É o alimento que mais aproxima pessoas", enfatiza El-Khatib.

Ali El-Khatib, lembra que teremos Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016. “Desde agora devemos elaborar um planejamento estratégico para impulsionar o consumo do café de qualidade em todos os setores, aeroporto, hotéis, cafeterias, padarias, bares, restaurantes e nas famílias. A bebida deve tornar-se fator agregador na economia, principalmente do turismo”.

A cidade de Campinas tem sua história ligada ao produto, há muito tempo – de acordo com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira –, foi um dos grandes pólos de cultivo e comercialização da commodity, entre o final do século 19 e começo do século 20.

Mostra da Cultura Árabe

Juntamente ao Campinas Café Festival, será realizada a Mostra da Cultura Árabe no Brasil, que este ano completa 29 anos. Inclusive há um marco da Cultura no Parque da Paz e no Memorial Yasser Arafat, inaugurado em 31 de julho deste ano, no aniversário da cidade, pelo Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e dos secretários municipais, vizinhança e comunidade árabe.

Através da Lei Municipal, 026/2006, a Mostra passou a fazer parte da Semana da Cultura Árabe no calendário oficial de eventos da cidade. Este evento iniciou-se em novembro de 1981, no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

A relevância da Cultura Árabe em Campinas é marcante. Há uma forte presença da comunidade no município, na economia e na educação, como o Monsenhor Salim, fundador da PUC-Campinas e o professor Mohamed, pró-reitor da Unicamp.

Já na arquitetura de Campinas é possível observar, através do roteiro Turístico-cultural Árabe, a influência árabe em grandes construções. Exemplos podem ser vistos nos detalhes do Mercado Municipal, Palácio dos Azulejos, Coretos da Praça do Teatro Castro Mendes e Largo do Pará, em casas na rua Ferreira Penteado, avenida Júlio de Mesquita, no bairro São Quirino e na Igreja situada no bairro Flamboyant.

Mais informações, sobre visitas de alunos e participação nas palestras do dia 12/11, pelos telefones (19) 3233.7801, na Estação Guanabara/CIS-Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP e (19) 3243.8329 Instituto Jerusalém do Brasil. A entrada é gratuita.

Serviço 1

Evento – Campinas Café Festival 2010  – 3ª edição

Cronograma do festival<

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
O Campinas Café Festival terá início no dia 10 de novembro, às 19 horas, com apresentação artística da cantora Margareth Reali. O Campinas Café Festival terá início no dia 10 de novembro, às 19 horas, com apresentação artística da cantora Margareth Reali.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.