Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Ingleses digitalizam raro manuscrito mameluco do alcorão

 Imprimir Arabesq | 09/02/2011 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Um grupo de especialistas britânicos trabalha na digitalização de um raro exemplar do Alcorão para torná-lo disponível na internet.

O manuscrito que pesa 53 kg precisa ser carregado por pelo menos duas pessoas e tem 470 páginas, e outras desaparecidas. Acredita-se que a cópia seja do século XIV ou XV.

A versão foi encomendada pelo sultão Qansuh Ghori um dos últimos sultões  dos mamelucos no Egito.

A Universidade de Manchester adquiriu esta versão do alcorão em 1901 e lá está até hoje.

"O objetivo deste projeto é facilitar o acesso ao texto, é difícil para nós disponibilizar este  manuscrito para os alunos, e não temos salas com tamanho apropriado para exibi-lo” disse Carol Burroughs, responsável pelo projeto

"Nós não sabemos quantas páginas faltam, pois não realizamos muitas pesquisas e estudos sobre isso, mas acreditamos que sejam 12 páginas", acrescentou.

O secretário das coleções do Oriente Médio, Paul Tate afirmou que este alcorão "é um exemplar raro, mas o fascinante sobre ele é ser o modelo mais preciso da caligrafia mameluca islâmica".

O projeto deve digitalizar pelo menos 950 imagens do alcorão que serão exibidas na Internet permitindo acesso dos estudantes ao detalhes do manuscrito.

A Organização dos Manuscritos Islâmicos, que visa preservar manuscritos do islã  financia o projeto.

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Edmundo 2/26/2011 9:09:15 AM
Este estudo sobre outras religão, poderá abrir caminho por uma maior tolerância entre os povos, principalmente, Ocidente com o Oriente, e, acabar de uma vez, com o estigma imposto pelo governo Bush de que todo muçulmano é um terrorista.

wady 3/27/2011 6:00:37 PM
Espero por isso muito tempo,não vejo a hora.COMO GOSTARIA DE TER O LIVRO SAGRADO!!

Antonio Ozi Galvão 5/22/2011 9:24:54 AM
Mais uma vez a ciencia dá prova que pode unir os povos de culturas diferentes, atraves da cooperação e das modernas tecnicas de digitalização para que esse raro documento sagrado esteja disponivel a qualquer pessoa, seja erudito estudioso da religião ou uma silples pessoa do povo.Parabéns pela iniciativa!

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.