Principal > Cultura > Especiais
Português العربية
publicidade
    Friday, December 13, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Os últimos 10 dias de Ramadã

 Imprimir Arabesq | 24/08/2011 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Durante os últimos dez dias do Ramadã, os muçulmanos de todo o mundo procuram observar Laylat Al Qadr (Noite do Poder). Os muçulmanos também se preparam para o Eid Al Fitr (as festividades do fim de Ramadã).

Laylat Al Qadr

O Profeta Mohammad (saws) disse que Laylat Al Qadr ocorre durante os últimos dez dias do Ramadã, mas é altamente especulado que seja na noite do 26º  ou 27º dia do Ramadã.

O que faz Laylat Al Qadr especial é supostamente ser a noite em que o Alcorão começou a ser revelado ao Profeta Mohammad (saws). No livro sagrado dos muçulmanos há um capitulo inteiro dedicado a ela, o capitulo afirma que Laylat Al Qadr é melhor do que mil meses, o que significa que as boas ações realizadas nesta noite são multiplicadas por 30.000 ou mais de 82 anos. Para os muçulmanos, nesta noite, os anjos descem à Terra para registrar os atos dos humanos. É relatado que o Profeta Mohammad (saws) disse: "Quem permanece acordado [em oração e recordação de Deus] na Noite do Qadr, totalmente crente [na promessa de Deus de recompensa] e com a esperança de buscar a recompensa, ele será perdoado por seus pecados passados. "

Itikaf

Durante os últimos dez dias do Ramadã, alguns homens e mulheres cometem o itikaf (reclusão) na mesquita. Destacam-se do mundo materialista e dedicam todo seu tempo para se aproximar de Deus.

Itikaf só pode ser realizado em uma mesquita e não em uma sala de oração ou em uma casa.

Eid Al Fitr

Quando Ramadã chega ao fim, os muçulmanos se prepararam para a celebração que se segue. É Eid Al Fitr, que literalmente se traduz em "O Festival do dejejum."

Eid Al Fitr é uma celebração de três dias que vem depois do Ramadã. Os muçulmanos vestem suas melhores roupas, preparam comida e doces e passam estes dias com seus familiares e amigos. Já que nesses três dias se comemora do fim do jejum é preferível que o muçulmano se alimente antes de praticar suas orações na mesquita.
Nos países islâmicos Eid Al Fitr é um feriado público.

Oração do Eid

A oração especial do Eid é realizada na parte da manhã em congregação em mesquitas ou espaços abertos. Essas orações não são obrigatórias, mas bastante recomendadas. Não se pode realizar a oração do Eid em casa, porque tem que ser rezada em congregações atrás de um imã (Xeique de oração).

A Oração do Eid é diferente das orações diárias que todo muçulmano é obrigado a fazer. A oração é seguida por uma khutba (discurso do xeique), por isso não se deve deixar a mesquita imediatamente após a oração.

Após o fim da khutba, as pessoas se reúnem para apreciar estes dias abençoados em parques ou em casa de amigos e familiares.

Celebrações do Eid

As crianças normalmente recebem presentes e mesadas de amigos e familiares durante o Eid. Que são chamados de 'Eidiya'.

As mães muitas vezes enviam seus filhos para dar presentes aos vizinhos, como doces e biscoitos caseiros no espírito do Eid.

Zakat al Fitr

Os muçulmanos também são obrigados a dar aos pobres uma quantia fixa de dinheiro chamado de "Zakat Al Fitr", usada para ajudar aqueles menos afortunados a comprar comida e roupas novas para que eles também pudessem comemorar a ocasião. O chefe da família pode pagar o montante exigido pelos outros membros da casa.

Zakat Al Fitr é exigido de todos os que jejuavam, desconsiderando sua idade e condição social. Pagar Zakat Al Fitr torna-se obrigatória a partir do sol do último dia do Ramadã e continua a ser obrigatório até o início da oração do Eid. Pode-se pagar até o último dia do Ramadã. Não pagar, é considerado um pecado.  

 

NOTA: Cumprimente seus amigos muçulmanos com "Eid Mubarak", que significa " Festa abençoada '. 

Com GN

 Imprimir
Arabesq
Textos assinados pelo portal arabesq são resultados de pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores do Portal Arabesq
pesquisa@arabesq.com.br


COMENTÁRIOS
 
Lucilene Figueiredo 9/3/2011 11:21:20 PM
Gostaria de saber quando começa e termina o Ramadã? Não sou muçulmana, mas admiro muito a cultura árabe e tradições islamicas. Um abraço.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Conheça as tradições, os deveres e as festas dos últimos 10 dias de Ramadã, Laylat Al Qadr, Itikaf e Eid El Fitr. Conheça as tradições, os deveres e as festas dos últimos 10 dias de Ramadã, Laylat Al Qadr, Itikaf e Eid El Fitr.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.