Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    sexta-feira, 28 de julho de 2017
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Festival Gnaoua - Músicas do Mundo no Marrocos

 Imprimir Euronews | 02/07/2012 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O Festival de Música Gnaoua, em Essaouira, em Marrocos, convidou alguns dos mais novos talentos da África Ocidental. O grupo “Djembe New Style, com músicos do Mali, Guiné, Burkina Faso e Costa do Marfim, mistura vários estilos de tocar o Djembe criando um novo, um estilo moderno.

Babara Bangoura, percussionista da Guiné explica os sons básicos do Djembe. “Existem três sons: o “ton”, o “claque” e o baixo. fechamos ligeiramente e fazemos o “ton”. Depois o “claque” abrimos ligeiramente os dedos. O terceiro é no meio, é o baixo.

As origens do Djembe remontam ao povo de Malinké, descendentes do Império do Mali, entre 1230 e 1600. Diz-se que um percussionista talentoso é aquele que “consegue fazer o djembe falar”, aquele que consegue contar uma história emocionante.
Como fazem os “Djembe New Style” no festival Gnaoua.

Tem uma licenciatura em História Moderna na Universidade de Oxford mas escolheu a música como forma de vida. Soweto Kinch toca saxofone e é MC. É nesta altura um dos músicos mais versáteis tanto no Jazz britânico como no Hip-Hop britânicos. Soweto explica: “atualmente existe muito Jazz e muito Hip-hop. Agora estou muito mais confiante. Quando comecei ainda tinha algum receio sobre como iria funcionar o Hip-hop e o Jazz juntos. Mas já passaram 10 anos a tocar esta música e cada vez que ultrapasso uma etapa parece que tudo pode acontecer.”

Soweto trouxe este ano a Essaouira uma convidada especial, Eska Mtungwazi. Nasceu no Zimbabué e cresceu como cantora em Londres, já é reconhecida como uma das mais talentosas artistas da soul e do Jazz britânico da nova geração.

Maâlem Hamid El Kasri é outra das referências de Gnaoua. É conhecido por juntar os ritmos do norte e do sul de Marrocos.
Aprendeu este género musical quando tinha sete anos. Hoje é um dos músicos que mais reconhecidos que atua com regularidade neste festival.

O Festival Gnaoua e Músicas do Mundo decorreu em Essaouira, Marrocos, entre 21 e 24 de Junho.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.