Teatro pela união dos cristãos no Iraque

Receita de Teatro pela união dos cristãos no Iraque

A | A
"Diga Não" é um musical na língua Siríaca para abandonar as divisões que atingem as comunidades cristãs no país
A peça de teatro chamada "Diga Não", é um musical na língua Siríaca, que objetiva convidar a sociedade iraquiana, através da arte, para abandonar as divisões que atingem as comunidades cristãs no país, em especial na planície Nínive, onde esta concentrada boa parte dos cristãos do Iraque.

O escritor e diretor teatral Nuri Rafik Hanna, estreou a peça na noite de sábado no teatro de Arbil, a capital da região do Curdistão, situada a uma distância de 350 km ao norte da capital Bagdá. E disse que "O musical é a primeira obra de arte no Iraque que visa enfrentar as divisões entre denominações cristãs, e apela para seu tratamento”.

Nuri acrescentou: "Toda comunidade no mundo se sujeita a conflitos internos sectários ou religiosos, mas através do nosso teatro queremos dizer que somos todos iguais apesar das individualidades de cada um da nossa sociedade. Em última análise, pertencemos à mesma nação e falamos a mesma língua, compartilhamos a nossa história e a nossa herança, mesmo com as diferenças nos pontos de vista".

O musical permanecerá em cartaz por 10 dias, conta com a participação de 22 atores e tem alcançado boa receptividade da comunidade cristã local.