Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 14, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Prevenção da AIDS e proteção aos infectados no Iêmen

 Imprimir Aljazeera | 13/08/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans
É previsto um projeto de lei a ser aprovado pelo parlamento no Iêmen nos próximos dias, sobre "a prevenção da AIDS e a proteção dos infectados pelo vírus HIV", a lei será discutida e provavelmente aprovada pelo parlamento e ratificada em seguida pelo presidente da republica.

O projeto de lei visa garantir os direitos dos infectados pelo vírus, os protegendo de qualquer descriminação, alem de garantir o tratamento e os cuidados médicos adequando, bem como atenuar o impacto da doença em indivíduos infectados e suas famílias através do apoio social e psicológico.

Um dos defensores do projeto de lei, o Parlamentar Dr. Abdul Bari, disse que a legislação já caminhou por diversas fases, restando apenas os procedimentos finais, com a discussão de seus artigos no parlamento.
 

Discriminação e vergonha

Para o Dr.Abdul Bari, a AIDS é um estigma que persegue os infectados, nas suas relações com a comunidade, sofrendo violações dos seus direitos humanos, como a demissão de seus empregos ou o isolamento de suas famílias, parentes e da comunidade em seu redor.

Para proteger os infectados deste tipo de descriminação, Abdul Bari e seu colega Sinan Aleji, criaram o projeto de lei que trabalha não só na proteção aos infectados mas também na prevenção contra a doença.

Pois para Abdul Bari, a AIDS não é só um problema de saúde, mas um problema social, humano e jurídico, que atinge inclusive o desenvolvimento.

Sobre os direitos dos infectados pelo HIV, Bari disse que a lei pune qualquer violação de seus direitos, e garante o acesso ao emprego, e assegura o seu direito fundamental à vida, garantido a todos os cidadãos pela Constituição.

A lei também proíbe qualquer ato ou omissão que constitui uma discriminação contra as pessoas com AIDS.

Um fundo será criado para apoiar financeiramente as pessoas infectadas pelo HIV e suas famílias, incluindo órfãs pela doença.

As estatísticas oficiais do Iêmen declaram haver 2431 infectados com AIDS até junho passado. Mas esses casos registrados no Ministério da Saúde e no Programa Nacional de Controle à AIDS, não constitui 10% dos números reais, segundo Dr.Abdul, que acredita na responsabilidade da nação e da sociedade em trabalhar com transparência que começa admitindo a dimensão do problema.
 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.