Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Festival palestino reforça a memória pelo assassinato do cartunista Naji al-Ali

 Imprimir Agências | 30/08/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans
A aldeia palestina, Safa, perpetuou no seu quinto festival o vigésimo primeiro aniversário desde o assassinato do caricaturista palestino Naji al-Ali.

Os organizadores optaram por um slogan para o festival retirado de um discurso do artista "Handala, continuará após minha morte." Handala é um personagem de um menino de dez anos de idade, de mãos amarradas nas suas costas, parado de frente para uma parede.

Para o diretor do festival, Mahmoud Raj, “este festival é em homenagem a uma personalidade que não considerava limites alem da palestina. Queremos manter a sua memória viva em nós. Este festival será uma traição anual para lembrar o assassinato do Naji al-Ali."

Ele acrescentou "o objetivo de estabelecer a festa aqui em Safa e o de reviver a cultura nas áreas periféricas, para não confinar os eventos às cidades, dando uma oportunidade para a platéia, que aliás, tem membros de muitas aldeias vizinhas que vieram assistir aos shows e grupos musicais que apresentamos".

O mártir
 
Naji al-Ali foi conhecido por criticar a dura realidade dos palestinos e os árabes através dos desenhos marcados pela presença do personagem Handal.

Nagi, foi assassinado a tiros de uma pistola silenciada no dia 22 de julho de 1987 em Londres, permaneceu em coma até o dia 29 de agosto do mesmo ano, quando morreu.

Nagi nasceu em 1937 na aldeia Al-Shajara situada entre Tiberíades e Nazaré, e emigrou com sua família em 1948 para o campo de Ein el-Hilweh, como centenas de milhares de palestinos que saíram ou foram forçadas a abandonar as suas casas naquele ano.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Sanaa Yemen lançou anteontem um cerimonial com duração de uma semana, onde serão apresentados trabalhos do artista Naji al-Ali, também relembrarão sua vida e discutirão a conspiração da sua morte.
 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.