Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Tuesday, November 12, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Ínicio de Ramadã previsto para segunda-feira

 Imprimir Arabesq | 30/08/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

A maioria das nações árabes e as nações islâmicas procuraram o crescente lunar hoje, sábado, 29 de Shaaban no calendário islâmico, para declararem inicio do mês sagrado, Ramadã, que deve coincidir este ano, com a segunda-feira.

Embora seja possível calcular astronomicamente a data exata do crescente, a maioria dos países árabes seguirá os métodos tradicionais islâmicos, que utilizam da confirmação visual do surgimento da lua.

A Arábia saudita, a maioria dos países do golfo árabe, Síria, Líbano, Egito, Iêmen e os sunitas do Iraque anunciaram o inicio de ramadã para esta segunda-feira, já que não foi possível visualizar o crescente na noite de sábado para domingo.

A Líbia é o único país que confirmou iniciar o Ramadã no domingo levando em conta cálculos astronômicos, não aceitos no restante dos países árabes.

A autoridade Xiita no Líbano, Mohammed Hussein Fadlallah, afirmou o inicio do ramadã para segunda-feira, levando em consideração os cálculos científicos. No entanto suas declarações só influenciam os Xiitas, em especial os do Líbano.

Com o inicio do mês de Ramadã do calendário islâmico, os muçulmanos começam o jejum diário, desde o nascer até o por do sol, se abstendo neste período principalmente da bebida e da comida entre outros atos. Em Ramadã há normalmente maior aproximação das famílias que se reúnem para o desjejum “iftar” depois do por do sol, a jornada de trabalho tende a diminuir, as mesquitas registram maior numero de freqüentadores, e a vida noturna fica estimulada pela tradição do “Tasahor” que consiste em comer na madrugada antes do nascer do sol, para suportar o jejum do dia seguinte. No mês de ramadã, e apesar do jejum, o mundo islâmico registra maior consumo, e em especial de produtos alimentares.

No Brasil, os muçulmanos normalmente utilizam as mesmas datas consideradas pelos seus países de origem ou sua denominação religiosa islâmica para iniciarem o jejum. Portanto a maioria começará o jejum na segunda-feira.

O portal Arabesq está preparando uma programação especial a ser vinculada no mês de Ramadã, com textos inéditos que explicam as tradições e ritos populares comuns no mundo árabe nesta data, com vídeos e imagens inéditas para o Brasil. A nossa sessão de culinária terá dicas de cardápio e receitas para cada um dos dias do mês sagrado.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.