Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Amal Murkus fará shows no Brasil

 Imprimir Divulgação | 05/09/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Amal Murkus é cantora e atriz palestina, nasceu em 1968 e foi criada na aldeia de Kufer Yasef na Galiléia, dedicou a sua carreira para promover a música e a cultura palestina em Israel e no exterior.

Amal é uma das pioneiras a criar um estilo musical árabe pós-moderno, uma junção de diferentes influencias musicas do mediterrâneo. Seu primeiro álbum "Amal" foi lançado em 1998, O segundo, "Shauq", em 2004 foi gravado no Crown Hall, em Jerusalém, com a participação da Orquestra Sinfônica de Jerusalém.

Suas canções são inspiradas no folclore árabe e palestino com  leve mistura de elementos pop, e expressam sua luta contra a marginalização e exclusão que a cultura árabe palestina enfrenta.

Seu ultimo álbum , "Na’ na’ ya Na’ na’" (Hortelã ó Hortelã) mistura músicas tradicionais árabes e palestinas do passado e do presente, que sobreviveram guerras e Catástrofes. Canções que narram a luta, a colheita, o casamento e o nascimento.

Amal é membro do conselho “Free Muse”, uma organização contra a censura da arte e da música. Começou a cantar desde os 5 anos de idade. Em 1979 ela ganhou o primeiro prêmio no festival nacional árabe de canção infantil, e se graduou no Instituto de Arte em Tel-Aviv, em 1990.

Alem de cantora, Amal é atriz e foi nomeada para o Oscar Israelense por sua performance no filme “The Milky Way" de Nasar Ali. E ganhou em 2003 o premio de melhor atriz no festival de teatro em Haifa.

O extenso alcance vocal e a habilidade musical permitem que ela cante uma ampla variedade de gêneros musicais, que vão desde a tradicional música árabe até a moderna ocidental. Por isso, conquistou algumas participações importantes com outros artistas e músicos internacionais, incluindo Joan Baez em um concerto anti-guerra em Tel-Aviv 1988; Marcedes Sosa; Oliver Shante, Alemanha; Stadio, Itália; o cantor grego Glykeria; Noa; Anwar Ebrahem da Tunísia, Enzo Avetable da Itália; Nani Cayemi no Brasil; Robert White, no Reino Unido e a orquestra filarmônica real de Liverpool (Reino Unido) em 2005, entre outros.

Amal participou também em projetos com o falecido poeta Mahmod Darwesh em 2000.

Amal no Brasil

Amal estará no Brasil entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro, trazida ao lado de seu maestro Nassem Dakwar, pelo Instituto Jerusalém, sob cuidados de seu presidente Ali El Khatib.
A cantora se apresentará, ao lado de músicos de origem árabe no Brasil, cantando algumas de suas melhores músicas e em especial homenageará o poeta palestino Mahmod Darwesh falecido no ultimo 9 de agosto.

Agenda de shows:

- 25 de outubro - 21hs no SESC Vila Mariana em são Paulo
- 26 de setembro - 20hs SESC São José do Rio Preto
- 28 de setembro - 20hs - Teatro Municipal de Campinas no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes

Clique aqui para ouvir algumas das suas músicas no site de relacionamentos referente à cantora

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.