Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


O primeiro relatório sobre o desenvolvimento cultural Árabe

 Imprimir Al-Jazeera | 14/11/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Cairo,Egito - A Fundação de Pensamento Árabe lançou na quinta-feira (13), o primeiro "Relatório do Desenvolvimento Cultural Árabe", que estuda os prós e os contras da cultura árabe e disponibiliza os resultados para políticos e pesquisadores.

Segundo os autores, o relatório, elaborado por mais de 40 intelectuais árabes, avalia a realidade do desenvolvimento cultural no mundo árabe, a fim de construir um banco de dados que auxilia pesquisadores árabes em sua busca pela construção de um projeto de desenvolvimento árabe abrangente, que restabelece os valores, a autocrítica, a auto-avaliação e o diálogo.

O Ministro Egípcio da Cultura, Farouk Hosni, em seu discurso na ocasião da comemoração do lançamento do relatório, considerou tal projeto uma "profunda análise do patrimônio cultural, da criatividade e de pensamento árabes, construída por mentes e dinheiro árabe de organizações não-governamentais”.

Guerra de Cultura

Hosni sublinhou, na cerimônia, que foi também atendida pelo Presidente da Fundação do Pensamento Árabe, o príncipe Khaled Al-Faisal, que a próxima guerra será cultural e exige a defesa da identidade árabe pelos povos árabes.
 
O Membro do Conselho Consultivo para a Fundação de Pensamentos Árabes, Abdullah Al-Najjar, afirmou que o relatório foi preparado por uma seleção de intelectuais árabes "que correram contra o tempo durante um ano, enfrentando as dificuldades da falta de informações que tiveram de ser pesquisadas e analisadas”.

Najjar disse em uma entrevista à Al-Jazeera que o desenvolvimento não pode ser limitado somente à cultua ou à ciência, mas depende de ambas, reforçando a necessidade de investir em pesquisas árabes fundamentais para novas descobertas que auxiliem no desenvolvimento econômico dos países árabes.

Para Najjar, a realidade da educação árabe é a questão mais importante, e a mídia científica é importante pois constrói pontes entre cientistas, autoridades e setores sociais, desenvolvendo, para melhor, os conceitos da cultura popular.

Educação e Informação

O relatório deve ser elaborado anualmente abordando questões sobre o desenvolvimento da educação superior no mundo árabe, avaliando a qualidade das instituições educacionais e o papel das ciências sociais e humanas para o desenvolvimento.

Entre os indicadores, o relatório demonstrou o aumento da demanda por formação superior, como o aumento do número de estudantes de 895 mil em 1975 para cerca de 7.2 mi em 2006, crescimento de 25% ao ano.
 
Entre os indicadores negativos estão os dados relativos à porcentagem de matrícula de alunos na pré-escola que foi constatada em apenas 22% nos países árabes combinados,  enquanto os alunos matriculados no ensino fundamental atingiram 84%, número considerado baixo pela organização.

O relatório indica a dificuldade do acesso do cidadão no mundo árabe a jornais e revistas especializados, e critica a defasagem dos meios de comunicação já existentes, que cumprem um papel muito aquém do desejado.

www.aljazeera.net

Tradução: portal Arabesq

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Arnaldo Carrilho 11/18/2008 8:28:16 AM
Muito me interessei pela divulgação do Relatório, pela diversidade de pontos de vista e opiniões, a demonstrar que a Cultura Árabe é una em princípios e diversificada regionalmente. Apreciaria recebê-lo, no Gabinete do Chanceler Celso Amorim, em Brasília. Na qualidade de Representante do Brasil na ASPA, não regateio aplausoa à iniciatiova da FPA.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Na primeira iniciativa do gênero, uma organização formada por intelectuais elabora o primeiro relatório sobre o desenvolvimento da cultura árabe Na primeira iniciativa do gênero, uma organização formada por intelectuais elabora o primeiro relatório sobre o desenvolvimento da cultura árabe
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.