Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Wednesday, November 13, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Catar hospedará novo festival internacional de cinema em parceria com De Niro

 Imprimir Al-Jazeera | 25/11/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Catar une forças com o ator Robert De Niro para lançar um festival de cinema modelado pelo Festival Tribeca de cinema, original de Nova Iorque.

Um acordo foi assinado no sábado pelo De Niro e pela Xeiqua Mayassa Bint Hamad al-Thani, a presidenta da Autoridade de Museus do Catar (QMA), para lançar o festival em 2009.

"O ‘Tribeca Film Festival Doha’ está destinado a tornar-se um grande evento anual no mundo cinematográfico”, disse Abdullah al-Najjar, o diretor da QMA.

O festival, que apresentará uma seleção de 40 filmes, deve começar a ser realizado entre 10 e 14 e novembro, em Doha, e será apresentado no célebre Museu de Arte Islâmica, além de cinemas em toda a capital.

"Hoje em dia o mundo está cada vez mais globalizado, iniciativas criativas como este festival pode desempenhar um papel verdadeiramente inspirador, e maior aproximação entre culturas", disse al-Mayassa.

O evento dará destaque a trabalhos de Cataris e árabes ao lado de cineastas internacionais.

De Niro, o co-fundador do Tribeca Film Festival, disse: "Esperamos que o filme não seja apenas utilizado como uma forma de entretenimento, mas desempenhe um papel de ponte entre culturas.

"Ao aprendermos as histórias uns dos outros, podemos ver o quanto nós temos em comum, bem como exploraremos e compreenderemos melhor as nossas diferenças.", acrescentou De Niro.

Michael Bloomberg, prefeito da cidade de Nova York, disse: "O Tribeca Film Festival trouxe impacto econômico e cultural substancial na cidade de Nova Iorque, e a nossa esperança é de que Doha vá colher benefícios semelhantes... A expansão de uma instituição como o New York Film Festival Tribeca para Doha é um sinal da importância internacional do cinema da cidade de Nova Iorque e irá contribuir para fomentar novas relações entre as nossas duas cidades".

Craig Hatkoff, outro co-fundador do Tribeca afirmou: "Além das implicações culturais positivos, essa iniciativa ressalta o enorme potencial do mercado de entretenimento no Oriente Médio e da importância estratégica da região para o futuro da indústria cinematográfica".

O Tribeca Film Festival foi fundado em 2001 por De Niro, Jane Rosenthal, uma produtora de filmes e seu marido Craig Hatkoff, em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas em Nova Iorque.

A finalidade inicial do festival foi a de estimular a revitalização econômica e cultural de Manhattan através da celebração anual de cinema, música e cultura.

Tradução: Porta Arabesq

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Xeiqua Mayassa Bint Hamad al-Thani e Robert De Niro Xeiqua Mayassa Bint Hamad al-Thani e Robert De Niro
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.