Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Wednesday, November 13, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Peregrinação a Meca: fiéis começam a subir o Monte Arafat

 Imprimir Arabesq+Agências | 07/12/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

A peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, começou neste sábado com quase três milhões de fiéis de todo o mundo seguindo para Mina.

Segundo a agência oficial de notícias saudita SPA, desde o começo da manhã, grandes grupos de peregrinos se dirigiam ao famoso vale, localizado cerca de 10 km a leste de Meca, para o chamado Dia da Reflexão, ao longo do qual se dedicarão ao recolhimento, à meditação e à oração.

É em Mina onde, segundo o Islã, Abraão foi sacrificar seu filho Ismael a mando de Deus, que, ao ver a obediência do pai, ordenou-lhe que sacrificasse um cordeiro no lugar.

A caminho do vale, os peregrinos, todos vestidos de branco, repetiam sem parar: "Aqui estou, Senhor".

Durante o período da peregrinação, os fiéis não podem cortar o cabelo, se barbear, cortar as unhas nem se perfumar. Além disso, os homens ficam proibidos de cobrir a cabeça, e as mulheres, de tapar o rosto.

Ao todo, 100 mil homens fazem a segurança dos peregrinos. Por ser o local que mais peregrinos recebe, em Mina, as autoridades sauditas montaram 60 mil barracas de campanha. Além disso, disponibilizaram hospitais, centros de telecomunicações, estabelecimentos comerciais e ambulâncias.

Os fiéis permanecerão em Mina até a próxima madrugada, quando começarão a subir o Monte Arafat, domingo (7), no ritual mais importante do processo.

Eles acreditam que nesse monte, o profeta Maomé, dois meses antes de sua morte na cidade de Medina, pronunciou seu último sermão, em meio a milhares de seguidores.

Os peregrinos permanecerão no monte até o pôr do sol, quando partirão para vizinha Muzdalifah, onde passarão a noite.

Em Muzdalifah, os fiéis recolherão pedras para jogar nas três colunas localizadas em Mina, que simbolizam as tentações do diabo.

Após o apedrejamento do diabo, que acontece na segunda-feira, os peregrinos seguirão para a Caaba, local de adoração em Meca, em torno do qual darão sete voltas para completar o ritual.

A Caaba, o sítio mais sagrado do islamismo, é um edifício quadrado que os muçulmanos acreditam ter sido construído, inicialmente, pelo Profeta Abraão e seu filho Ismael em torno da pedra negra, considerada um pedaço arrancado do paraíso.

A peregrinação a Meca terminará segunda-feira, com o sacrifício de cordeiros, vacas, carneiros e camelos para a caridade, que marca o início da festividade de Eid al Adha (Festa do Sacrifício).
Entre os líderes estrangeiros que devem participar da peregrinação estão os presidente egípcio, Hosni Mubarak, do Sudão, Omar Hassan Ahmad al Bashir, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, segundo a agência SPA.

A peregrinação é considerada o quinto pilar do islã e todo muçulmano com saúde e recursos é obrigado a completá-la pelo menos uma vez na vida.

Durante o percurso, o fiel também tem que se manter em estado de pureza e se abster de manter relações sexuais.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Peregrinação a Meca Peregrinação a Meca
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.