Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Crianças cristãs e muçulmanas participam juntas da comemoração do natal na Síria

 Imprimir Arabesq | 25/12/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Damasco, terça-feira -Mais de 3000 crianças representando as diferentes comunidades cristãs e islâmicas na Síria andaram vestidas de Papai Noel nas ruas da antiga cidade de Damasco, durante o segundo carnaval natalino organizado pelo grupo “alkheir”.

O objetivo do carnaval é o de enviar uma mensagem ao mundo de que a Síria é o berço das civilizações, e a nação da convivência fraterna entre as diferentes religiões.

"O carnaval é uma mensagem de amor ao mundo, e expõe o mais belo retrato de uma situação histórica de convivência e parceria durante diferentes festas e comemorações das diferentes religiões e ideologias na Síria, o berço das civilizações", disse Gassan Saltana, o organizador do carnaval natalino.

A caminhada do carnaval começou no Portal “Bab Tuma” da antiga cidade de Damasco, com a participação de líderes religiosos muçulmanos e cristãos, alem dos enfeites e símbolos natalinos.

Samer Al-Sabbagh, o comandante do grupo “Mar Buls” disse: "o Carnaval vem a confirmar a realidade que vivemos na Síria, uma coexistência pacífica entre as comunidades cristã e muçulmana, e a melhor prova disso é a grande diversidade entre os participantes do festival”.

Ele lembrou que pela primeira vez a festa incluiu a participação de 250 crianças iraquianas cristãs e muçulmanas, o que aponta para a importância do Carnaval que desenhou "o sorriso no rosto dessas crianças que o haviam perdido na sua terra ferida, o Iraque”.

O evento ganhou importância por ajudar as crianças na compreensão do significado da data e do nascimento de Jesus cristo, alem de criar uma base sólida de convivência e irmandade desde a infância entre os seguidores do islamismo e do cristianismo.

As ruas e casas de Damasco ficaram enfeitadas para o natal, é possível observar grandes sinos, belos enfeites e luzes em quase todas as residências, em especial nos bairros de “Tuma” e “Kassaa”.

Como no Brasil, os proprietários dos estabelecimentos comerciais investem na competição pelo melhor e mais belo enfeite de natal, e distribuem brindes e presentes para as crianças.

Na grande maioria dos países árabes é comum encontrar tanto os cristãos quanto os muçulmanos comemorando a data do nascimento de Jesus cristo, considerado um profeta pelo islamismo.

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
Fuad Achcar 1/26/2009 2:31:41 PM
Mais um grande exemplo de fraternidade entre as religiões mostrando o clima cordial existente na Síria, um país laico e que tem um governo que ampara a todos os árabes. Muito importante a participação das sofridas crianças iraquinas que puderam voltar a sorrir e que esperam Inch Alá poder comemorar o natal no próximo ano em sua terra com a saída dos invasores.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Crianças cristãs e muçulmanas participam juntas da comemoração do natal na Síria Crianças cristãs e muçulmanas participam juntas da comemoração do natal na Síria
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.