Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Fórum Econômico sugere sistema financeiro islâmico para enfrentar crise

 Imprimir Arabesq | 03/03/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Lideranças de países muçulmanos pediram a implementação do sistema financeiro islâmico para enfrentar a atual crise econômica mundial. E aconselharam os bancos Islâmicos a produzir iniciativas de incentivo no ocidente para divulgar a qualidade dos investimentos de acordo com a Sharia (lei islâmica).

Diante de 1550 participantes de 36 países no Fórum Econômico Mundial Islâmico realizado em Jacarta, o presidente da indonésia afirmou que os bancos islâmicos devem desempenhar um papel de liderança diante a recessão global.

Susilo Bambang Yudhoyono sugeriu a criação de um fundo islâmico para apoiar países islâmicos que representam uma importante porção das nações pobres e em desenvolvimento no mundo.

Ele incentivou os bancos islâmicos a divulgarem suas atividades e experiências no Ocidente, já que fazem parte das instituições financeiras menos afetadas pela crise pois não investem em maus ativos.

O Primeiro-Ministro malaio, Abdullah Badawi, sugeriu a criação de um novo sistema financeiro alternativo ao modelo de Wall Street. Ele acredita que a “ilimitada ganância” é o principal fator por trás da crise financeira mundial que afetou gravemente o resto do mundo.

Badawi incentivou as nações islâmicas a investir na agricultura e na indústria alimentar, considerando isso a melhor abordagem para superar a crise.

O Diretor Executivo Internacional do HSBC, Mukhtar Hussain, afirmou concordar com a importância do papel dos bancos islâmicos para a economia mundial. Mas reforçou a necessidade de medidas de incentivo para atrair investidores e assegurar o crescimento.

Nos últimos anos foi possível notar um aumento significativo na demanda por bancos islâmicos, ou a introdução de operações que seguem os princípios da Shariaa islâmica em instituições e bancos pré-existentes.

Esta é a quinta edição do Fórum Econômico Mundial Islâmico realizado na capital da Indonésia, com a participação de grande número de delegações dos países islâmicos e instituições internacionais.

Com al-Jazeera

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.