Emirados tem o preço de aluguel mais caro no Oriente Médio

Receita de Emirados tem o preço de aluguel mais caro no Oriente Médio

A | A
A InfoMoney publicou uma matéria que trata da mudança no ranking das cidades mais caras no mundo para um estrangeiro alugar um imóvel, resultante das variações cambiais.

A InfoMoney publicou uma matéria que trata da mudança no ranking das cidades mais caras no mundo para um estrangeiro alugar um imóvel, resultante das variações cambiais.

A lista, medida pela consultoria de recursos humanos Mercer, tem como base a cidade de Nova York (EUA), com pontuação 100. Por isso, a tabela é baseada em comparações de custos usando o dólar norte-americano como referência, o que significa que as taxas de câmbio influenciam nas posições do ranking.

"Os mercados de moradia estão em queda desde 2008 e fortes variações no câmbio, nos últimos meses, também tiveram importante impacto no custo comparativo de moradia para estrangeiros", afirmou a consultora sênior e gerente de pesquisas da Mercer, Marie-Laurence Sépède.

"O valor do euro caiu por volta de 12%, em relação ao dólar americano, desde setembro do ano passado, enquanto o zloty polonês, o dólar australiano, o real brasileiro, o peso mexicano e a libra britânica perderam mais de 30% no mesmo período", completou.

Segundo o ranking, Moscou é considerada a cidade mais cara em preços de aluguéis de imóveis, tanto globalmente quanto em seu continente.

No Oriente Médio, o destaque de preços ficou com Dubai (Emirados Árabes), no 12º lugar. A moeda local está atrelada ao dólar norte-americano e o mercado imobiliário, embora enfrente dificuldades, ainda não experimentou queda de preços. A expectativa é deque isso venha a ocorrer nos próximos meses, com a intensificação do impacto da crise na região.

Nas Américas, Caracas (Venezuela) é a cidade que aparece primeiro, dentre as mais caras, na 18ª posição. No Brasil, São Paulo aparece na 27ª e Rio de Janeiro, na 35ª.

Especialistas acreditam que as variações cambiais são o principal fator para o aumento dos preços dos alugueis, mas os valores devem cair com a desaceleração das economias.