Principal > Economia > Artigos e Análises
Português العربية
publicidade
    Sunday, December 15, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Finanças islâmicas pt-4 (Evolução)

 Imprimir Arabesq | 02/05/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

[Página Anterior] ...Até a alguns anos, todo o sistema bancário do Sudão era islâmico, regido por regras da Xaria. Depois do acordo de paz entre Cartun e o SPLA (não-muçulmano), em 2005, o sistema bancário convencional voltou a ser a norma no sul do Sudão.

Assim, temos, hoje, que só o Iran, no mundo, ainda é Estado cujo sistema bancário é completamente operado por princípios islâmicos (o demônio do juro, dizem, só vence se tomador e emprestador são vistos como entidades distintas e opostas. Dado que todos os bancos iranianos são nacionalizados, a taxa de juros dos empréstimos interbancários é considerada quase como 'assunto de família'). Todos os demais Estados de maioria islâmica mantêm sistemas bancários mistos; em todos os casos, os Bancos Centrais operam pelas regras bancárias convencionais.

A conversão à regra da Xaria, no que tenha a ver com bancos, seria ruinosa para uma cidade rica, como Dubai, ocupada pela finança ocidental e pelo estilo de vida 'convencional' de muitos expatriados. No final do ano passado, os juros mensais de um cartão de crédito Platinum Visa emitido pelo National Bank of Dubai chegavam a 2,99%, enquanto a dívida pública de Dubai equivalia a 148% do PIB – duas realidades absolutamente inadmissíveis para um muçulmano crente. Dubai vive na corda bamba desde setembro, mas mesmo em melhores tempos, a família reinante, como o governo da Malásia, sempre estimulou financiamentos construídos por princípios da Xaria em vários projetos financiados pelo Estado. Os regimes do Golfo estão muito atentos às mudanças da moda, que levaram a fazer aumentar, em todo o mundo, a demanda por produtos bancários e financeiros aprovados pela Xaria.

Atento, também, está o setor privado. Muitos instrumentos inovadores construídos por princípios da Xaria têm sido teorizados, alguns, já implantados, por empresas cujos interesses em países islâmicos é muito recente, entre as quais o Deutsche Bank e o Banco HSBC. Sua ideia é conseguir acesso às grandes quantidades de dinheiro que circulam no Golfo: ambição que coincide com a dos vários donos do mesmo dinheiro, que o querem fazer render.

A diferença entre o que se vê hoje e o que se viu em 1973 não é diferença de quantidade: a liquidez no Golfo voltou a ser alta, em parte por causa dos preços do petróleo, em parte por causa dos bilhões de dólares repatriados do Ocidente por milionários preocupados depois do 11/9, mas, também, porque o renascimento islâmico já faz muitos muçulmanos duvidar da sabedoria de seus investimentos convencionais. A difusão dos produtos financeiros construídos por princípios da Xaria abriu novas rotas para aquele dinheiro. Por algum tempo, o dinheiro tomou o rumo da Malásia e, até o final do ano passado, muito dinheiro correu para lá. A sede por mercados mundiais ainda é forte, mas, agora, parece buscar atender mais de perto, também, a vontade de Deus.

Muitas das proibições que dão forma à vida dos muçulmanos parecem ... [Próxima Página]

[Páginas: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 ]

 Imprimir



No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.