Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, November 18, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Sudão começa a desvincular a sua moeda do dólar

 Imprimir Arabesq | 10/05/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O Banco Central do Sudão estruturou um plano para acabar com a vinculação da moeda do país africano ao dólar. A medida será uma das etapas para criar condições mais favoráveis aos seus principais parceiros comerciais no mundo.

De acordo com o Banco, o início do plano está previsto para o último trimestre de 2010 atendendo à lei de 2007 em resposta ao embargo econômico americano imposto ao país desde 1997.

Para especialistas, a crise econômica global criou as condições necessárias para apreçar o comprimento da lei e permitiu a desvinculação do dólar e o início da reforma econômica no país.

O Professor de Economia da Universidade de Nilein, Essam Bob, ressaltou que a idéia de associar o Dinar Sudanês a um pacote de outras moedas é antiga e visa principalmente a proteção contra eventuais embargos econômicos. Mas a missão será difícil pois a economia do Sudão é dependente da exportação do petróleo, produto que o preço é ainda vinculado à moeda norte-americana.

O analista econômico, Mohamed Naer, defende que o fim desse vinculo é o melhor não somente para o Sudão, mas para todos os países árabes.  Apontando que autoridades dos Estados Unidos exploram o embargo econômico e praticam a “pirataria” sobre todo capital que passa pelo país norte-americano.

Com al-Jazeera

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
leonice 5/10/2010 10:38:49 PM
Penso que as crises das crises das crises das crises, financeira está no fato de repensarmos um sistema financeiro para trilhões ou mais de pessoas. Este que temos e um dinossauro portanto, que aconteceu com os dinossauros? E como seria um novo sistema financeiro para esse tantão de pessoas que temos? deus quer as promessas dele para todos. Se não obedecemos a vontade de Deus, que acontece? destruiremos a nós mesmos? Meu avô chama as guerras de fogo no rabo pela desobediência das leis de Deus. Quem poderia fazer um novo sistema financeiro que atendesse a maioria da população ao menos? Os governos? Os matemáticos? Economistas? Inteligentes? Enxerguem, por favor.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.