Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Tuesday, November 12, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Libaneses e argelinos consomem mais café entre árabes

 Imprimir Arabesq | 18/07/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Libaneses, argelinos, cataris e sauditas, são os que mais consomem café no mundo árabe, de acordo com relatório publicado pela TV al-Arábia.

No Líbano cada individuo consome anualmente cerca de 5kg de café, na Argélia 3.5 kg, no Qatar 2kg e na Arábia Saudita pouco mais de 1.5kg.

Apesar do consumo de café em alguns países árabes se assemelhar ao Brasil que registrou em 2009 5,81kg por pessoa, o mesmo está bem aquém de alguns países europeus como a Finlândia e a Noruega que gastam anualmente 12 e 10 kg de café por pessoa respectivamente.

Para especialistas o preparo do café no mundo árabe é o que segura esses números, e não a freqüência de consumo, já que menores quantidades de café moído são usadas para preparar cada xícara.

- Saiba como preparar o café árabe

Historicamente, o café expandiu da Etiópia para o Iêmen, onde ocorreu a primeira produção da bebida do café, e de lá foi para o Egito.

Ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta na Etiópia —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de kahwah ou cahue (ou ainda qah'wa, do original em árabe ????). Enquanto na língua turco otomana era conhecido como kahve, cujo significado original também era "vinho".

 

 

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.