Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Friday, November 22, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Emirados e A.Saudita estão entre as nações mais poluídas do mundo

 Imprimir CNBC | 14/10/2011 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Nações emergentes ao redor do mundo são muitas vezes promovidas por seu crescimento rápido, mas nós não ouvimos frequentemente sobre as desvantagens do desenvolvimento rápido.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente um relatório sobre a qualidade do ar em países ao redor do globo, entre eles a lista dos dez países com a pior qualidade de ar do mundo. Quase todos são produtores de petróleo e gás ou são economias emergentes de crescimento acelerado.

10. Kuwait

Nível de poluição: 123 ug/m3

Kuwait é um dos quatro países ricos em petróleo do Oriente Médio a fazer da lista. É também o quarto maior exportador de petróleo entre os países da OPEP, a sua indústria do petróleo representa metade do PIB.

Kuwait foi manchete durante a primeira Guerra do Golfo em 1990, quando as tropas iraquianas atearam fogo em seus campos de petróleo, poluindo o ar e contaminando o solo. Isso precisou de uma década de obras para limpar o meio ambiente.

Hoje a poluição no país é em grande parte causada por refinarias de petróleo locais e instalações industriais. No ano passado, 15 mil estudantes protestaram contra a poluição, mas o governo tem afirmado que os níveis de poluição do ar estão dentro dos padrões ambientais. Algumas refinarias foram temporariamente fechadas para melhorar a qualidade do ar.

Uma pesquisa mundial feita em 2010 pela empresa de consultoria Gallup constatou que 57% dos kuaitianos estavam insatisfeitos com a qualidade do ar na área em que vivem e sofrem de doenças respiratórias, como asma, câncer e doenças da pele.

9. Nigéria

Nível de poluição: 124 ug/m3

A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo mais populoso do mundo, com mais de 155 milhões de pessoas.

A rápida urbanização e desenvolvimento econômico levaram ao crescimento industrial em cidades que estão lutando com a gestão de resíduos e altos níveis de poluição.

O país também é o maior produtor africano de petróleo, respondendo por 2,3 milhões de barris de petróleo por dia, segundo a Agência Internacional de Energia. A região do Delta do Níger, onde aperam as maiores empresas de energia do mundo, tem experimentado alguns dos piores derramamentos de óleo na história. Em agosto, um relatório das Nações Unidas disse que 50 anos de poluição por hidrocarbonetos na área de Ogoniland pode exigir a maior e mais longa limpeza do mundo. O estudo de 14 meses mostrou que poderia levar de 25 a 30 anos para limpar a contaminação de água potável e dos ecossistemas.

Vandalismo de oleodutos para alimentar um mercado negro de óleo é comum na região e muitas vezes contribui para derramamentos de óleo. Em setembro, a Shell disse que vai fechar a produção de 25.000 barris de petróleo por dia na área devido à recente onda de roubos de petróleo.

8. Irã

Nível de poluição: 124 ug/m3

O Irã é o lar da cidade mais poluída do mundo - Ahvaz, que tem três vezes a quantidade média de poluição no país. Ahvaz, conhecida por seus campos de petróleo, é uma cidade altamente industrializada de 1,3 milhões de habitantes.

O Irã tem a terceira maior reserva mundial de petróleo e a segunda maior reserva de gás natural. A gasolina de baixa qualidade produzida localmente tem sido responsabilizada pela poluição do país. O combustível de alta octanagem - muito elogiado por líderes do país - é fabricado em plantas petroquímicas, em vez de refinarias.

A capital do Irã Teerã virou notícia em dezembro passado, quando foi coberta por fumaça, forçando o governo a declarar "férias de poluição" por vários dias, fechando escritórios, empresas e escolas. Teerã registrou quase um mês de níveis continuamente altos de poluição com os hospitais relatando aumento nos pacientes com problemas respiratórios. O canal de televisão iraniano Press TV disse que mais de 80% da poluição do ar da cidade foi atribuído aos 3,5 milhões de veículos nas estradas.

7. Emirados Árabes Unidos

Nível de poluição: 132 ug/m3

Os Emirados Árabes Unidos são o quarto maior exportador de petróleo do mundo e uma das economias mais desenvolvidos do Oriente Médio.

O país tem experimentado um rápido crescimento econômico nos últimos 30 anos. As industrias de petróleo e gás e o setor de transportes são os principais contribuintes da poluição do ar. Dubai, emirado mais populoso, tem um dos piores tráfegos do mundo. No início deste ano, o governo municipal da cidade disse que cerca de 42% da poluição do ar na cidade vem de veículos.

Os Emirados Árabes Unidos também são dos maiores produtores mundiais de resíduos. O lixo doméstico em sua cidade capital Abu Dhabi e Dubai é 30% maior do que o produzido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Devido ao calor elevado os EAU também estão entre os que mais consomem agua no mundo.

Em um esforço para conter os danos ambientais, o governo introduziu uma série de medidas na última década. Em 2008, o governo lançou o maior projeto de iluminação solar no Oriente Médio e Norte da África, chamado Comunidade Verde. Espera-se que o projeto reduza 351 tonela

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.