Tecnologia e cultura marcam os 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Receita de Tecnologia e cultura marcam os 60 anos da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A | A

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira completa em 2012 60 anos e, juntamente com uma série de ações especiais previstas para todo o ano, prepara o lançamento do InfoBiz: uma plataforma tecnológica que fornecerá informações atualizadas sobre a movimentação da balança comercial entre o Brasil e os 22 países Árabes com os quais a Câmara Árabe se relaciona.

O InfoBiz Câmara Árabe é uma ferramenta criada  com o objetivo de organizar e colocar à disposição  panoramas e dados atualizados sobre os mercados representados pela entidade. Os tópicos incluem dados gerais, cultura, turismo, economia, comércio exterior, vantagens para o investidor, procedimentos de comércio exterior, além acompanhamento mensal do comércio exterior entre os países árabes e o Brasil por segmento. Parte das informações serão abertas aos interessados em geral e outra parte será oferecida com exclusividade aos associados da Câmara Árabe, tais como análises e serviços destinados a facilitar o intercâmbio comercial  do Brasil com os países árabes.

A plataforma deverá ser lançada até o final de março, juntamente com uma interface de oportunidades comerciais, que mostrará o interesse de empresas árabes e brasileiras de importar e exportar, além de colocar à disposição perfis empresariais. As informações também estarão disponíveis em árabe e inglês, visando mostrar aos empresários árabes as vantagens de negócios existentes com o Brasil. 

Além do Infobiz, a área cultural, uma das frentes mais importantes para estreitar relações entre brasileiros e árabes, prevê a relização de exposições, semana gastronômica árabe e workshops destinados a aprofundar o conhecimento sobre a cultura árabe.

Logo no primeiro trimestre, um selo comemorativo também será lançado pelos Correios. O objetivo é divulgar a marca da Câmara Árabe e reforçar o seu papel como facilitadora no relacionamento entre o Brasil e os países árabes há 60 anos.

Seis décadas de sucesso

Para o diretor geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Michel Alaby, “a Câmara Árabe chega aos 60 anos com um perfil ainda mais dinâmico, como provam os investimentos em uma nova plataforma tecnológica destinada a facilitar a análise dos dados e assegurar confiabilidade no acesso comercial aos países árabes. Com o Infobiz, a Câmara Árabe consolida e amplia o leque de serviços à disposição de seus associados, num momento em que agilidade e segurança se tornam imprescindíveis num mundo de economias globalizadas. Assim, a tecnologia soma-se ao conhecimento e experiência de seis décadas da Câmara Árabe para tornar ainda mais proveitosas as relações entre os povos brasileiro e árabe.”

O presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, comemora.  “Ao promover o comércio e o intercâmbio turístico e cultural entre o Brasil e os países árabes, a trajetória da Câmara Árabe está profundamente ligada ao reconhecimento do país como uma das principais potências econômicas do mundo. Especialmente nos últimos anos, em que foram consolidadas as bases para o desenvolvimento brasileiro, a parceria entre a Câmara Árabe, governo e empresas foi fundamental para aprofundar as relações com o mundo árabe, por meio de missões e encontros. O resultado dessa aproximação se reflete no excelente desempenho da corrente comercial entre brasileiros e árabes, que cresce a cada ano.”

Feiras e Palestras

Além de organizar em janeiro, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a participação brasileira na Feira Internacional de Cartum, no Sudão, que contou com sete empresas (Brasil Foods, Kaefer Trading, Irriger, Brazilian Sudanese Agribusiness, Rubber N.S.O., Kepler Weber e Baldan) a Câmara Árabe já confirmou os seguintes eventos:

Feira Djazagro – Argel – Argélia Data: 23/04 a 26/04/2012
As vendas brasileiras para a Argélia somaram, em 2011, US$ 1,5 bilhão, por este motivo a Câmara Árabe de Comércio em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil na Argélia estão organizando a participação dos empresários brasileiros interessados em comercializar açúcares, cereais – principalmente milho, óleo de soja, carnes, café, máquinas agrícolas e tratores para apresentarem seus produtos no evento.

Projeto Comprador – Expo Revestir – Construção  - São Paulo - Brasil
Data: 23/04 a 26/04/2012
Na  maior mostra de revestimentos cerâmicos da América Latina, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) irão trazer consultores de design e arquitetos de países árabes para encontros com empresas brasileiras. Poderão participar desses eventos empresas brasileiras de materiais de revestimentos, metais sanitários, pisos laminados, vidros e rochas, como granito e mármore. Além dos encontros de negócios, as entidades realizam, paralelamente, o Projeto Imagem, que trará dois jornalistas, um dos Emirados Árabes e um do Catar, especializados no setor de construção, para conhecer o potencial do mercado brasileiro, já que em 2011 as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos para os países árabes somaram US$ 4,17 milhões.

Projeto Comprador – Alimentos - São Paulo - Brasil
Data: 26/06 a 29/06/2012
 A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Apex-Brasil trar&a