Gazprom quer monopólio de gás e petróleo líbios para a Europa

Receita de Gazprom quer monopólio de gás e petróleo líbios para a Europa

A | A
Proposta da Gazprom ao Muammar Kadhafi prevê compra de todo o gás e petróleo líbio destinado à Europa
A empresa russa Gazprom está tentando comprar todas as exportações de petróleo e gás da Líbia destinadas à Europa para revendê-las no mercado europeu, investiria na construção de um gasoduto da Líbia para a Europa, bem como a reestruturação de antigas refinarias e a construção de novas.
 
A declaração da empresa veio depois da reunião entre o líder líbio Muammar Kadhafi e o presidente da empresa Gazprom Alexei Miller, que afirmou que a Líbia respondeu positivamente à oferta da companhia de comprar a totalidade das quantidades de petróleo, gás natural e liquido a preço do mercado.
 
Estes acontecimentos coincidem com os receios de especialistas europeus sobre as tentativas da empresa russa de impedir os paises da união européia de encontrar alternativas ao gás russo.
 
Gazprom foi bem sucedida no acordo de cooperação com a companhia nacional de gás argelina Sonatrach, e assinou, com a gigante da energia italiana ENI, parceria estratégica permitiu a permuta de ativos que incluem ativos na Líbia, já que a ENI é considerada a maior importadora de petróleo Líbio.