Previsões de crescimento recorde no Golfo Árabe

Receita de Previsões de crescimento recorde no Golfo Árabe

A | A
Pesquisa da agência Reuters gera previsões para o crescimento das economias do golfo árabe este ano

Pesquisa realizada pela agência Reuters prevê que o tamanho das economias somadas dos Estados do Golfo Árabe será superior a um trilhão de dólares este ano, devido aos elevados preços do petróleo e do investimento em setores não-petrolíferos, que crescem em mais de 5% na região.

As opiniões de 14 economistas, que foram usadas na pesquisa, apontam crescimento do PIB da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e outros quatro Estados Árabes do Golfo com economias baseadas no petróleo, em 30%. Podendo alcançar o valor de 1,08 trilhões de dólares este ano, sendo que o valor foi de 821,1 bilhões em 2007.

Jias Jokint, presidente de estatísticas no Banco Nacional de Abu Dabi, disse na pesquisa realizada entre 20 e 27 de julho, “Isto não impede a possibilidade de mudança completa nas economias da região”.

A sondagem mostrou que o crescimento na Arábia Saudita chegará a 5,8% este ano em relação ao ano passado que cresceu 3,4%. Desde o mês de Maio a Arábia Saudita aumentou suas produções de petróleo em 550mil barris ao dia para conter a alta dos preços recordes acima dos 140 dólares.

Segundo a pesquisa, o crescimento no Catar chegará ao seu nível recorde de 11,6% este ano, enquanto no ano passado foi de 8,5% e a previsão para 2009 é de 11,2%. Catar é o maior exportador de Gás natural liquefeito do mundo.

O crescimento do Kuwait neste ano deve ser de 5.8%, segundo as estatísticas que prevêem 4.4% para 2009.

Para Hani Janahi, importante economista na “Gulf Finance House”, “o golfo árabe desafia a lentidão no crescimento mundial... as economias foram beneficiadas com a alta do petróleo, diminuíram ou quitaram a divida interna, geraram reservas que garantem estabilidade de 3 anos mesmo com graves crises internacionais”.