Reanimada atividade econômica entre a Síria e o Líbano

Receita de Reanimada atividade econômica entre a Síria e o Líbano

A | A

Foi registrada melhora das relações econômicas entre a Síria e o Líbano após a visita do Presidente libanês Michel Suleiman recentemente para a Síria.

A reaproximação entre os dois países promoveu as atividades na fronteira, e no tráfego de passageiros e transporte de cargas. A correspondente da Al-Jazeera em Damasco,Leila Mued, relatou que a fronteira de “Jadida Yabous” ao lado de outras quatro fronteiras entre os dois países, haviam sofrido interrupções de funcionamento durante o período de desentendimentos políticos entre a Síria e o Líbano. Mas no momento é notável a grande movimentação na fronteira e as facilidades na fiscalização implementadas pelos dois países.

A Síria tem sido a ponte de transporte por terra das exportações libanesas para o mundo árabe, por causa da proximidade geográfica e a ausência de outra alternativa para o Líbano. O comercio entre os dois países atingiu 330 milhões de dólares em 2007. O Líbano exportou para a síria 180 milhões, o que representa quase 20% de todas as exportações libanesas que somaram um bilhão de dólares no mesmo período.

Um dos notáveis gestos de reaproximação, foi a decisão Síria de abastecer o Líbano com energia elétrica reduzindo os custos com eletricidade para o Líbano em 150 milhões de dólares.