O líder líbio Muammar Kadhafi, se comprometeu a distribuir as receitas provenientes do petróleo diretamente para o povo líbio, declarando que seu país abolirá as administrações em 2009.
No seu discurso em Benghazi perante o Congresso Geral do Povo (parlamento) Muammar disse que os líbios devem se preparar para receberem as receitas do petróleo e isso a partir do início do próximo ano.
Ele acrescentou, no discurso que comemora o 39º aniversário da Revolução de Setembro, que cancelará todos os ministérios com exceção os de defesa, relações internacionais, interior e o da justiça.
Ele acrescentou que "a corrupção existe na administração em qualquer parte do mundo, e a solução para isso é acabar com as administrações responsáveis pelos gastos, e distribuir o dinheiro para as mãos do povo que se encarregará de resolver suas próprias necessidades”
Bagunça geral
Por outro lado, Kadhafi advertiu que haverá casos de "caos" nos dois primeiros anos, mas acredita que a sociedade se organizará e gradualmente será capaz de gerir seus próprios assuntos.
Kadhafi havia sugerido em março o cancelamento dos ministérios que acusa de serem corruptos já que gastaram 37 bilhões de dólares do orçamento anual sem conseguirem realizar suas tarefas.
A Líbia pretende aumentar a sua produção de petróleo de 1,6 milhões de barris/dia para três milhões em 2012.
A Itália anunciou recentemente que tinha entrado em um acordo com a Líbia que inclui o investimento de duzentos milhões de dólares anualmente por 25 anos.