Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Síria enfrenta a maior seca dos últimos 40 anos

 Imprimir Agências+Arabesq | 05/10/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Elizabeth Beers, Porta-Voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários ligada a organizações internacionais, disse aos jornalistas na sexta-feira que a Síria passa pela sua pior seca dos últimos quarenta anos e enfrenta um risco crescente de escassez de alimentos.
 
Segundo Beers, as Nações Unidas lançaram uma campanha para arrecadar vinte milhões de dólares de ajuda às pessoas afetadas no setor agrícola.
 
De acordo com o governo sírio, a seca afeta quase um milhão de pessoas, sobretudo os pequenos pastores e agricultores.
 
A ONU afirma que 59 mil pequenos agricultores perderam a maior parte de suas plantações, enquanto que 47 mil deles perderam entre 50 e 60% do rebanho.
 
A escassez de chuvas no período de colheita entre 2007-2008, levou a um declínio significativo da produção agrícola tanto nas áreas irrigadas quanto naqueles que dependem das águas pluviais.
 
A seca
Na opinião dos especialistas ambientais locais, o ciclo da seca no país está menor do que no passado, afetando a síria com maior freqüência.
 
Para o chefe da Organização Síria do Meio Ambiente, Samir Safadi “A seca é parte da mudança climática. No passado atingia o país a cada 55 anos, diminuiu para 27, 13, 8 e hoje a seca atinge o país a cada 7 anos”.

Os motivos desta mudança parecem estar, principalmente, ligados ao aquecimento global, aliado a fatores locais como a poluição pela grande quantidade de veículos movidos a óleo diesel, e a carência de políticas que estimulem menor dependência das águas pluviais.

O impacto da seca sobre o trigo

A seca ameaça a produção de trigo, em especial nas regiões do norte do país.
 
Haitham al-Ashkar, vice-diretor de pesquisa no Centro Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, disse que "a Síria sofre muito, principalmente este ano. De acordo com relatórios, as más condições meteorológicas devem continuar".
 
Estima-se que a colheita de trigo este ano não ultrapasse os 2,5 milhões de toneladas, inferior em cerca de 1,5 milhões de toneladas (ou 40%) à safra do ano passado. A menor colheita de trigo do país desde a forte seca que o atingiu na década de oitenta.
 
Já que o consumo anual de trigo na síria é de, aproximadamente, 4 milhões de toneladas, o governo será forçado a usar suas reservas e recorrer ao subsídio na importação, garantindo o produto a preços baixos para a população.

Alguns especialistas acreditam que, na falta de melhorias significativas nos sistemas de irrigação, “a síria enfrentará uma grave crise em três anos”.

A seca deve impor um difícil desafio ao governo sírio, que precisa garantir grãos a preços baixos para a população, ao mesmo tempo em que tenta lidar com o déficit de 10% do PIB em 2007.

- Conheça os dados demográficos e econômicos da Síria

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes