Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Thursday, November 21, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Finanças islâmicas na Bovespa

 Imprimir ANBA | 06/12/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

A Comissão de Valores Mobiliários e a Bolsa de São Paulo promovem nesta segunda-feira um seminário sobre o tema para informar o mercado e debater a adoção do sistema no Brasil.

Alexandre Rocha

São Paulo – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) promovem nesta segunda-feira (08), em São Paulo, o seminário “Os mercados financeiros e de capitais no mundo islâmico: oportunidades e desafios”. Segundo o organizador do evento, José Alexandre Vasco, superintendente de Orientação e Proteção aos Investidores da CVM, os objetivos são informar ao mercado brasileiro as características do sistema financeiro islâmico e debater as possibilidades de adotar operações dessa natureza no Brasil.

“Começamos a preparar esse seminário no início do ano, quando ainda não havia a situação atual de crise. O momento agora é oportuno, pois o sistema pode sinalizar uma alternativa ao mercado para atração de investimentos externos”, disse Vasco à ANBA. Desde o recrudescimento da crise a partir de agosto, o mercado de capitais brasileiros vem sofrendo com a fuga de capitais estrangeiros tradicionais.

Entre os palestrantes estará Angela Martins, especialista no assunto que é diretora do Banco ABC Brasil, subsidiária da Arab Banking Corporation (ABC), com sede no Bahrein. Angela escreveu um livro sobre o tema e já trabalhou na estruturação de operações norteadas pela Sharia, conjunto de regras e costumes que obedecem aos preceitos religiosos muçulmanos.

O seminário terá a participação também de representantes de instituições que atuam nesse mercado, como o HSBC, banco que tem forte presença no Oriente Médio, região que será objeto de análise; do órgão regulador dos mercados da Malásia, país onde o setor é bastante difundido; de entidades do Reino Unido, nação ocidental pioneira na adoção do sistema islâmico; de órgãos públicos e privados brasileiros; entre outros.

De acordo com Vasco, a CVM vem realizando seminários de interesse do mercado desde 2006, quando da criação do Centro de Estudos do Mercado de Capitais dentro da entidade. O evento de segunda será o quinto da série e o tema foi escolhido por interesse dos próprios profissionais e instituições do setor.

Entre as questões que serão debatidas estão as eventuais mudanças necessárias na legislação brasileira para que produtos islâmicos possam ser lançados no país. Daí a importância em conhecer a experiência do Reino Unido, que eventualmente pode ser adotada no Brasil.

“Um dos possíveis desdobramentos do seminário é a decisão de estudar mais o assunto, com mudanças no ordenamento jurídico para facilitar um maior desenvolvimento desse tipo de operação”, afirmou Vasco. A presença de representantes de diferentes segmentos ligados ao mercado, como órgãos reguladores, bolsa, bancos e consultorias, vai garantir, segundo ele, que a discussão não será feita de maneira isolada.

Para o superintendente, no entanto, a falta de produtos bancários islâmicos no Brasil ocorre mais por falta de informações concretas sobre o tema no mercado do que propriamente de entraves regulatórios. Essa é uma deficiência que o seminário pretende suprir.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.