Principal > Islamismo > Práticas islâmicas
Português العربية
    Wednesday, July 30, 2014
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Wudu (Ablução)

 Imprimir Arabesq | 24/02/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Alcorão Sagrado - C:5 V:6
“Ó fiéis, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos esfregai a cabeça com as mãos molhadas e lavai os pés até os tornozelos. E, quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém, se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de lugar escuso ou tiverdes tocado as mulheres, sem encontrardes água, servi-los do tayamum com terra limpa, e esfregai com ela os vossos rostos e mãos. Deus não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.”

Antes de praticar a oração (um dos principais pilares práticos do Islã) o muçulmano deve fazer o preparo chamado de (Wudu). Rito citado no alcorão que além da limpeza física, visa especialmente a purificação e o preparo espiritual antes da oração. Pois para realizar o (Wudu) o muçulmano deve estar limpo fisicamente.

Caso esteja em ambiente sem água, ou outras condições que não o permitem realizar o Wudu, o muçulmano pode utilizar do Tayamum (Ablução seca), usando as mãos cobertas por fina camada de terra limpa para esfregar o rosto e as mãos até o pulso.

Forma de realizar o wudu:

Há diversas metodologias de realizar o Wudu, uma obrigatória que segue somente o alcorão, e outras com acréscimos baseados nos ditos (Ahadith) sobre o profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S).

Versão obrigatória:
1. Declarar no coração a intenção (niyyah) do “Wudu”
2. Lavar o rosto
3. Lavar as mãos e os antebraços
4. Passar a mão úmida sobre a cabeça;
5. Lavar os pés até os tornozelos;


Versão baseada nos ditos sobre o profeta:
1. Declarar no coração a intenção (niyyah) do “Wudu”
2. Dizer em voz baixa “Bismillah” (em nome de Deus)
3. Lavar as mãos e os antebraços (3 vezes)
4. Enxaguar a boca (3 vezes)
5. Enxaguar as narinas inalando água e depois a expelindo (3 vezes)
6. Lavar o rosto desde a testa até o queixo (3 vezes)
7. Lavar os antebraços (3 vezes)
8. Esfregar a mão úmida sobre a cabeça
9. Limpar o interior e exterior dos ouvidos com as mãos molhadas
10. Lavar os pés até os tornozelos

Em todas as etapas sempre lavam o lado direito antes do esquerdo.

Ao fim destas etapas os muçulmanos devem recitar em silencio:
 “Ash-hadu ana la ilaha  illa allah wa ash-hadu anna Muammadan abduhu wa rasuluh."
(testemunho que não há divindade além de Deus, e testemunho que Maomé é seu servo e mensageiro).

Não é necessário repetir do Wudu cinco vezes ao dia (número das orações diárias irrigatórias), pois o primeiro é válido para as cinco orações do dia, a menos que ocorra uma das seguintes situações:

1. Urinar, defecar, soltar gazes ou vomitar.
2. Sangrar.
3. Sofrer perda da consciência por qualquer razão.
4. Adormecer profundamente ou experimentar sonolência.
5. Manter qualquer tipo de contato ou atividade sexual (neste caso não é só necessário fazer o Wudu, mas antes disso o muçulmano deve se utilizar do banho).
6. Ter contato físico com alguém do sexo oposto (ex: abraço, aperto de mão, etc...).

 Imprimir
Arabesq
Textos assinados pelo portal arabesq são resultados de pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores do Portal Arabesq
pesquisa@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
CECILIA MARIA COSTA 2/27/2009 9:17:19 AM
EU AMO A RELIGIÃO MULÇULMANA E TB AMO UM ULÇUMANO.O MELHOR HOMEM DO MUNDO.SO ME FALA PALAVRAS SABIA S E INTELIGENTES.O MELHOR HOMEM DO MUNDO.AGORA SEI O QUE É TER UM MAOR DE VERDADE.NUNCA NA MINHA VIDA QUERO SAIR DO SEU LADO.QUERO AOS POUCOS APRENDER SER A MELHOR ESPOSA DO MUNDO PARA ELE.POIS SOU DE UMA CULTURA QUE NÃO CULTIVAS MAIS VALORES FAMILIA.NOSSA HOJE SOU FELIZ.SÓ APRENDO COM ELE.EU TE AMO TERGOU ABDUL KADER.ARGELIA .AMO E RESPEITO.HOJE SEI O QUE É RESPEITO AMOR CONFIANÇA,FÉ.

josil fatuchy 3/16/2009 12:49:22 AM
fui casada 23 anos com arabe nao mulsumano ,mas admiroe gosto nuito desta religiao. Nao dos fanaticos ,mas na aqueles que tem uma fe com consiencia.TODA religiao praticada para o bem, sempre e valida. Pois maldade, ja nao e religiao e sim obsecao.

sandra 4/17/2009 7:48:00 AM
Bem eu era evangélica, mas depois que me casei com um argelino muçulmano, estou muito confusa, pois cada dia ele tem me mostrado muitos detalhes na bíblia que eu não conseguia enxergar, ele me respeita como mulher muito,isso me deixa muito segura ao seu lado, nunca acreditaria que pudesse mentir pra mim, pois eu agora gostaria de aprender tudo sobre a religão, mas queria que vcs. me ajudassem, ele lê para mim, mas eu quero aprender com pessoas que não influênciem direto no casamento entendem? muito obrigada.

Clark Lima 4/18/2009 3:17:15 PM
Quando morava em Nova Iorque ( 10 anos atrás ) conheci um Muçulmano que estava na mesma situação do que eu: em busca deuma oportunidade. O nome deleéra Muhamed e quando nos separamos ele me deu seu anel islãmico e me disse: Se vbc estiver dentro de um avião e ele cair, vc não morrerá " ... Ao voltar para o Brasil , depois de um tempo resolvi pesquisar sobre o islam, pois não tirava mais o anel de meu dedo. Descobri o melhor caminho para minha vida. Hoje seou Muçulmano ( a 4 anos 0 e dia a dia tenho aprendido com o Islam. Hoje sei o que ele quiz dizer ... Se creres num só Deus e com isso tomardesa a conciência de que vc e tão somente vc é responsável peloas seus atos, terá a oportunidade de mudar tudo em sua vida, e para melhor... Conhecimento e Fé andando juntos ... Este é o Islam .. Allahu Akbar ( DEUS é maior )

Vilma 10/10/2010 6:53:00 PM
Depois que conheci a religião muçulmana e a cultura, me apaixonei. Gostaria muito de encontrar um marido nestes termos.

Joice 8/26/2011 2:02:25 PM
Eu estou namorando um argelino lindo, muçulmano que reune todas essas qualidades descritas anteriormente. Realmente a religião muçulmana é muito incrível e convincente, mas o que me afasta definitivamente da ideia de tornar-me uma muçulmana, é o fato de eles não acreditarem na divindade e existência de Cristo como Filho de Deus, mas como simplestemente um profeta. Isso para mim é um divisor de águas permanentemente. Mas, ele ja sabe disso, e eu estou planejando toda minha vida para casar-me com ele. Realmente, aqui no Brasil, não há homens tão fáceis de serem encontrados como um verdadeiro muçulmano argelino. Eu o amo muito! Minha alma é dele e meu corpo será em breve quando nos casarmos! Inchallah!

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Um muçulmano realizando um dos passos do Wudu ao lavar o rosto antes da oração Um muçulmano realizando um dos passos do Wudu ao lavar o rosto antes da oração
Rádio Arabesq
Relacionados
+ Populares - Islamismo

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.