Principal > Islamismo > Práticas islâmicas
Português العربية
    terça-feira, 22 de agosto de 2017
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


O Jejum durante o mês de Ramadã (Saum)

 Imprimir Arabesq | 19/06/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O quarto pilar do Islã (arkan al-Islam), o Jejum (Saum) no mês de Ramadã (o nono mês do calendário lunar islâmico), foi inicialmente um ato voluntário de abnegação mas tornou-se uma obrigação para a prática do islamismo como citado no (C:2 V:185) do alcorão sagrado.

Neste mês, do nascer ao por do sol, o muçulmano se abstém de comer, beber, fumar e praticar atos sexuais. Todo muçulmano adulto tem que praticar este dever, com exceção de mulheres grávidas ou amamentando, doentes, viajantes e trabalhadores em trabalho pesado (Ex.construção). Esses podem compensar de outras formas ou realizar o jejum em outro momento mais apropriado. Portanto o jejum é obrigatório desde que não represente perigo à vida do muçulmano.

O jejum é um modo de autodisciplina física para uma purificação interna e um agradecimento a Deus pelas conquistas na vida. Durante o mês de Ramadã, os muçulmanos são unidos pelo jejum e tendem a se aproximar do seu semelhante e de seus familiares que se reúnem diariamente para o desjejum.  Ramadã é um período de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao fiel maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcorão, freqüência à mesquita, correção pessoal e autodomínio. Além das cinco orações diárias (salá), durante este mês sagrado recita-se uma oração especial chamada Taraweeh (oração noturna).

De acordo com ditos do profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S.), Deus considera o jejum como o melhor das orações, porque só ele e o praticante é que sabem sobre a sua veracidade.

A 27ª noite de Ramadã chamada de “Noite do Destino” (Laylat al-qadr) é muito importante pois nela o profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S.) recebeu a primeira revelação divina. A data é especialmente comemorada com grandes festividades religiosas e familiares e doações de presentes e alimentos aos pobres.

Su-Hoor
Para suportar o jejum de comida e bebida durante o dia, antes da alvorada, o muçulmano realiza uma refeição chamada (su-hoor) que substitui o café da manhã. Em muitas cidades árabes ainda é possível presenciar a tradição do (Messaher) um homem cuja função é andar pelas vilas e ruelas dos bairros batendo em um pequeno tambor e gritando ou cantando para acordar os fieis para o SuHoor.

Iftar (Desjejum)
Ao término de cada dia, o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição especial tomada em conjunto, chamada iftar (árabe: ?????). O iftar é o momento para reunir os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares.

Muitos praticantes de outras religiões são convidados a partilhar este momento de convívio e é cada vez mais freqüente que cristãos ofereçam e celebrem um iftar para os seus amigos muçulmanos. O iftar é um momento também disputado pelos canais de TV que produzem e exibem o melhor de seu conteúdo no período para aproveitar a presença de todos os membros da família à mesa, normalmente de frente para a TV para acompanhar o (Adan) que informa ao muçulmano que já pode desjejuar. O mês do Ramadã é o mês objetivado pelos produtores de telenovelas que guardam as superproduções para ser exibidas no decorrer desse mês.

EId al Fitr
Ocorre quando a lua nova é avistada no céu no fim do mês de Ramadã, isto quer dizer que o mês de Shawwal inicia-se, dando fim ao mês de Ramadan. No primeiro dia deste novo mês, ocorrem feriados de 3 dias consecutivos. Nesse feriado é praticada a distribuição de alimentos e presentes para os pobres e familiares, especialmente as crianças são presenteadas com roupas novas e brinquedos. O simbolismo religioso e festivo da data pode ser comparado ao Natal do cristianismo. Em muitas cidades islâmicas grandes celebrações são realizadas para o EId al Fitr.

 Imprimir


COMENTÁRIOS
 
Carlos 29/06/2009 19:06:02
Salam aleikum!!! é com satisfação que recebo notícias e ensinamentos sobre o povo, a cultura e sobre os ensinamentos do Islam. Tenho muito apreço pela tradição e pelo povo Árabe.Tenho um desejo muito grande de aprender o idioma e aleitura árabe para estudar e entender os ensinamentos do Profeta (S.A.A.S), bem como me comunicar com os irmãos árabes muçulmanos, seja em sua terra natal, que um dia quero conhecer, ou em qq lugar desse nosso mundo, ou até mesmo pela internet. Gostei muito de saber mais sobre o jejum do Ramadã e saber sobre o Islam, e seus Pilares sagrados, é muito gratificante. Salam!

Sandra 01/07/2009 11:59:08
tenho muito respeito principalmente pelo Ramadã acho algo envolvente e admiro a dedicação do povo árabe gostaria muito que me fosse enviado um calendário com dias e horários da comemoração

Iêda Maria 05/07/2009 14:59:34
Cultura encantadora. Sou extremamente apaixonada e sinto-me atraida a vive-la, mas antes preciso de estuda-la. Por intuição, de coração, ja sou muçulmana. O Islam e os arabes ja fazem parte de minha vida! Salam aleikum

suamy 30/07/2009 17:54:47
Salan aleikum! Gostaria de saber mais sobre o calendário lunar islâmico. Tenho o maior respeito pelo Ramadã, porque só Deus e quem pratica o jujum é quem sabe sobre essa veracidade. Gostaria de me comunicar com o povo árabe muçulmanos, e saber mais sobre os ensinamentos do islam. Salam!

Edmundo 31/07/2009 11:44:35
Este exemplo de fé e jejum dos muçumanos é uma coisa muito bonita. Nos do ocidente sempre viamos os muçumanos como inimigos. Estas diferenças culturai e religiosas deveriam ser mais difundidas entre nós. Assim, chegariamos a seguinte conclusão: somos todos iguais e cremos no mesmo Deus.

Cassamo Abdul Raimo 13/08/2009 06:20:40
E de louvar as irmas e irmaos que estao precupados em aprender algo da religiao isslimica. estao de parabens

Persio 20/08/2009 13:45:05
Descendente de arabe só aos 58 anos estou tendo a oportunidade de estudar ARABE, Na mesquita de Salvador-BA estou tendo aulas com o cheik Harmad, pretendo em breve escrever, falar e ler em Arabe e ja estou bem adiantado.

jamile 22/08/2009 21:28:29
Gostaria que introduzissem o idioma brasileiro (portugues) na Syria, brasileiros filhos de syrios através de intercâmbio cultural, ensinassem o nosso idioma lá. O Brasil ama a cultura Árabe de forma geral, musica, dança e principalmente a comida, não falta muito para Syria ser um País de Turismo, o mundo se encanta com histórias comuns acontecidas lá. Eu sou filha de Syrio, tenho netos e gostaria que eles no futuro, saibam e conheçam este País encantador, onde suas raizes se espalharam pelo universo. obrigada jamile.

José Carlos 23/08/2009 06:41:54
Salam Aleikum: sou muçulmano, recém convertido,tenho lido bastante sobre o islã, e descobri que os Malês foram os primeiros muçulmanos a divulvar o islã no Brasil. 1) Gostaria de saber mais informações sobre o assunto. 2) E receber o calendário com os dias e hora das orações no mês do Ramadã. poderá ser por e-mail ou pelo correio. Rua Dr. Augusto do Amaral,149 CEP.02831-030. Vila Brasilândia São Paulo.SP

regina de souza 11/08/2010 13:23:41
procurei saber mais sobre os muçulmanos e achei interessante

12
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
O Jejum durante o mês de Ramadã (Saum) O Jejum durante o mês de Ramadã (Saum)
Rádio Arabesq
Relacionados
+ Populares - Islamismo

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.