Principal > Islamismo > A Fé Muçulmana
Português العربية
    quinta-feira, 27 de abril de 2017
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Introdução Ao Islamismo

 Imprimir Arabesq | 17/06/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Mantendo sua ênfase em um monoteísmo intransigente e uma aderência estrita a determinadas práticas religiosas essenciais, a religião revelada pelo profeta Maomé (Muhammad S.A.A.S*) a um grupo pequeno de seguidores, expandiu rapidamente através do Oriente Médio, África, Europa, ao subcontinente indiano, à Península da Malásia e a China. A vasta variedade de raças e culturas abraçadas pelo Islã produziu diversidades internas importantes, mas não impediu que todos os segmentos da sociedade muçulmana, sejam acolhidos por uma fé em comum e pela sensação de pertencer a uma única comunidade.

 

Hoje o islamismo é a segunda maior das três principais religiões monoteístas do mundo, perdendo em número de seguidores somente para o cristianismo. É também a religião com os maiores índices de crescimento. Os últimos Censos estimam haver 1.2 a 1.3 bilhões de seguidores o que representa 25% da população mundial. A Indonésia é o país com maior numero de Muçulmanos (Sing.muslem Plur.Muslimin) com 184 milhões de seguidores. Já no Brasil este número é bem menor, 27.239 segundo o censo de 2000. Mas algumas instituições islâmicas defendem um numero bem maior, aproximadamente 1.5 mi de muçulmanos.

 

Contraditoriamente à sua expansão e difusão, é uma das religiões mais mal compreendidas no ocidente que associa a religião e seus seguidores a diversos preconceitos resultantes de pouca ou má informação.

 

De Inicio é importante desmistificar a correlação da civilização árabe com a religião islâmica, pois ao contrario do que muitos acreditam, nem todo árabe é muçulmano e nem todo muçulmano é árabe. Os árabes muçulmanos representam menos de 25% do numero total de seguidores do Islamismo no mundo.

 

A palavra Islamismo, em árabe (Alislam), significa o ato de submissão a Deus, acredita-se que a palavra seja derivada da palavra Paz (Alsalam).

 

Um importante fundamento religioso no islamismo é que o muçulmano deve ser submisso aos desejos e ordens de Deus.

 

O inicio do calendário islâmico corresponde ao ano de 622 d.C., foi quando ocorreu a jornada ou imigração (Al Hijrah) do profeta Maomé (Muhammad) e seus seguidores de Meca para a Medina (cidades na atual Arábia Saudita) para escapar das famílias que estavam no poder em Meca e se incomodavam com a crescente popularidade do Profeta.

 

 

Neste artigo explicaremos algumas das crenças básicas da fé islâmica:

 

 

  1. O Monoteísmo
  2. Os Livros Sagrados
  3.  Imprimir
Arabesq
Textos assinados pelo portal arabesq são resultados de pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores do Portal Arabesq
pesquisa@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
Andre luis nascimento ribeiro 14/03/2009 12:46:03
achei um maximo esse site,gostaria de saber mais sobre o islam por que nao gosto de ser teleguiado pela midia busco conhecimento, so gostaria de fazer um pedido se for possivel atender gostaria de ter um livro do alcorão para conhecer melhor, pretendo ser um professor sobre esses assuntos sem discriminação nehnuma.

Ivone 14/03/2009 23:09:05
Voces tem razao, tinha uma visao errada sobre os mulcumanos, mas depois de ver a series de "The arrival" no youtube, fiquei impressionada, tal a sabedoria que contem no Sagrado Alcorao, e uma serie que penso todos, Catolicos, Judeus, Cristaos e ateus deveriam ver, ate pedi a eles se haveria jeito de traduzir em portugues, e uma serie reveladora, para os nossos tempo, desculpe a falta de acentuacao, e que nao teclo no Brasil. Abracos

Maria Helena 16/04/2009 13:50:56
Na verdade, Allah não é o nome árabe de Deus (Adonai); ele é um ídolo. Não importa se são monoteístas ou não, pois os profetas de Baal também eram monoteístas. O nosso Senhor Jeová (ou Adonai) é o único Deus verdadeiro e vivo, e criador de todo o Universo, e Jesus Cristo (Isa) é seu Filho unigênito, que foi enviado para nos salvar. Só Deus é Pai, o que não pode se dizer do ídolo Alá. Deus é justiça, mas também é amor, e Ele quer que todos os homens cheguem ao conhecimento da Verdade, e a verdade é Jesus. Jesus é o único caminho que nos leva a Deus. O grande amor de Deus foi revelado na cruz do calvário. Todo seu sacrifício será em vão se não entenderem e aceitarem que Jesus Cristo não foi apenas um profeta (ou um profeta de Alá). Ele é o Filho unigênito de Deus, o único que pode transformar completamente nossa vida, basta aceitar o sacrifício dele feito por nós. Jesus te ama.

Adriana Corrêa 23/04/2009 15:17:10
Gostaria de fazer uma pequena observação. Para o Islã, existem 99 nomes para Allah. São expressões de louvor e reverência da tradição islâmica. Adonai(em hebraico) é plural de adoní que significa "Meu Senhor". Allah, Jeová, Adonai ou os 99 nomes, são todos nomes para a mesma e única divindade que é Deus. Portanto, Allah não é um ídolo, ele é o próprio Deus! Allah Akbar!

paulinha 28/04/2009 23:39:39
eu acho muiti enteressante porque nos mantem muito enformado sobre varias coisas

MiMi 09/07/2009 23:20:21
Interessante, bem resumido, e focado em pontos principais, ou mais discutidos.. Bem esclarecedor. Um dos comentarios diz algo que me chamou atençao:"Jesus Cristo não foi apenas um profeta...O único que pode transformar completamente nossa vida.".. Na biblia fala que Deus é o unico caminho e salvaçao...Penso que Jesus veio nos mostrar a palavra de Deus, mais quem muda nossa vida e tem a salvaçao e Deus... O Islamismo tem como livro sagrado o Alcorao que por sua vez e muito curioso, pois nele tem tudo que os q/o seguem devem fazer... desde de como agir quando se casa, com sua esposa ou seu marido e filhos..mais ñ é só issoe muito mais detalhado do que pensam.. So quem tem a oportunidade de ler ou ter acesso a alguma informaçao mais profunda... Ha muita coisa p/ se aprender com as outras religioes...

fatima barroso 14/08/2009 20:26:11
tambem eu estava errada sobre a relegiao muslim, neste momento mudei da relegiao catolica e estou a praticar a relegiao muslim, porque comecei a ler o alcorão, e vejo agora que é verdadeira

Fabio 28/09/2009 12:46:08
Ola, Eu sou cristao ! Confesso que admiro muito a religiao Islã, principalmente a questao da honra e de como "obedecem" as regras do alcorao ! voce pode mandar este material por email para mim? gostei muito e foi muito esclarecedor ! abraços Fabio

Jamile Dantas 07/12/2009 17:17:35
Olá! Como pesquisadora do assunto, achei interessante o assunto e esclarecedor para muitos que desconhecem a religião islâmica! Estou fazendo minha monografia e delimitei dessa forma: Islamismo e Cristianismo: similaridades e contrastes teologicos Alcorão e Bíblia Sagrada, cheguei no resultado que o Islamismo é uma cópia em partes do Judaísmo; teve um rompimento quando Maomé vivia entre os judeus e decide fundar a religião islâmica, por entender que o judaísmo é politeísta por adorar vários deuses, e faz referência que Alah é o único Deus e Maomé é seu profeta. Gotaria de receber mais matéria sobre o assunto, assim enriquecerei meu conhecimento.

RTOLEDO 01/01/2010 23:25:51
POR QUE OS EVANGÉLICOS CRITICAM TANTO OS CATÓLICOS, AFIRMANDO QUE O SISTEMA PAPAL É A PIOR DAS BESTAS CITADAS NAS PROFECIAS BIBLICAS E NUNCA CITAM O ISLÃ, QUE JÁ SÃO MAIS QUE OS CATÓLICOS E QUE NEM SÃO CRISTÃOS? OBS: É SÓ CURIOSIDADE, SEM PRECONCEITO AO ISLÃ.

12
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Relacionados
+ Populares - Islamismo

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.