Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Saturday, March 06, 2021
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Muro de Bagdá, fracasso da segurança e da reconciliação

 Imprimir Arabesq | 10/05/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O governo iraquiano anunciou na semana passada seus planos para a construção de um muro que cercaria a capital milenar, Bagdá, isolando-a do resto do país, mantendo uma única via de acesso ao interior da cidade.

Apesar de não terem anunciado a sua extensão, as autoridades afirmaram que a construção do muro de Bagdá deve consumir um ano, e o mesmo será equipado com câmeras de vigilância e modernos equipamentos de comunicação.

O assessor do Ministério da Defesa, General Mohammed al-Askari , afirmou que o muro deve separar Bagdá das províncias de Diyala, Salahuddin, Anbar e Babil.

O plano tem gerado muitas críticas ao governo. Especialistas em segurança afirmam que tal construção significaria o fracasso do governo em alcançar segurança e reconciliação no Iraque.

O membro do parlamento iraquiano, Hussein al-Falluji, acredita que esta barreira deve aprofundar as diferenças entre o povo iraquiano. Para ele, os custos, estimados em centenas de milhões de dólares, poderiam ser investidos na reconciliação nacional e na busca por políticas de segurança que incluam a sociedade.

O ex-major, Ghazi Elias, acredita que a construção de um muro ao redor de Bagdá é um sinal de fraqueza e fracasso das forças governamentais.

Elias ressalta que os ataques não irão parar com a construção do muro, pois os carros-bomba e os atentados suicidas são preparados dentro da cidade de Bagdá.

Com al-Jazeera

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
edmundo 5/11/2010 11:15:04 AM
Muro todavia significou, burrice, prepotencia, despreso pelas diferenças entre os povos. Começou na Alemanha - Pelos soviéticos, depois, pelos americanos - contra os Mexicanos; O Estado Judeu que sempre copia a Alemanha da decada de 40, e agora Bagda. È uma vergonha

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
O governo iraquiano anunciou seus planos para a construção de um muro que cercaria a capital milenar, Bagdá. O governo iraquiano anunciou seus planos para a construção de um muro que cercaria a capital milenar, Bagdá.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.