Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Monday, March 01, 2021
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Bolton: Israel tem oito dias para atacar a usina de Bushehr no Irã

 Imprimir AFP | 18/08/2010 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Israel tem oito dias para atacar a central nuclear de Bushehr, no Irã, antes que ela se torne uma usina atômica ativa, declarou o ex-enviado dos Estados Unidos na ONU, John Bolton, em uma entrevista à rede Fox News.

Teerã pretende acionar seu primeiro reator nuclear, construído com a ajuda da Rússia, no dia 21 de agosto, quando um carregamento de combustível nuclear abastecerá o núcleo da usina.

Quando isso acontecer, segundo Bolton, será tarde demais para que Israel lance um ataque militar contra Bushehr: uma vez abastecida de combustível nuclear, a central liberará enormes quantidades de radiação se bombardeada, o que afetaria diretamente os civis iranianos.

"Uma vez que o urânio, uma vez que aquelas barras de combustível estejam bem perto do reator, certamente uma vez que estejam dentro do reator, atacar (a central de Bushehr) significará uma liberação de radiação, não há dúvidas", afirmou Bolton.

"Então, se Israel for fazer alguma coisa contra Bushehr, deve agir nos próximos oito dias". Se os israelenses não atacarem, "o Irã terá alcançado algo que nenhum outro oponente de Israel, nenhum outro inimigo dos Estados Unidos no Oriente Médio tem: um reator nuclear ativo", estimou Bolton.

No entanto, o especialista diz não acreditar que Israel lance semelhante ataque nos próximos dias. "Eu não acho (que o ataque acontecerá), temo que eles tenham perdido esta oportunidade", afirmou.

O polêmico ex-enviado americano nas Nações Unidas também criticou o papel da Rússia no desenvolvimento da central nuclear iraniana, afirmando que "os russos estão, como geralmente o fazem, jogando os dois lados um contra o outro".

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
Edmundo 8/19/2010 11:21:24 AM
Esta é uma visão estreita das relações humanas, adotada pelos americanos que só tem feito injustiça ao mundo. O Estado Judeu pode tudo, aos paises arabes, somente uma vida miserável. Os Judeus tem a bomba, então o Irã tambem tem este direito, principalmente para não ter o mesmo destino do Iraque, que hoje vive na miseria e humilhação, apos sua "libertação" pelos americanos.

Rosangela 8/20/2010 4:17:29 PM
o que esse cara quer? provocar mais uma guerra? não basta o inferno que fizeram no iraq? Quando os EUA vão aprender a ficar no canto deles sem se meter com a vida alheia. Se Israel esta incomodado que se vire sozinho, eles ja são sinonimo d e encrenca desde os primordios.... Estão sempre contra todos...Mas gostam de se passar por vitima. Porque os Israelenses não abrem o pais deles e não mostram o poderio belico inclusive as bombas atomicas que possuem.... porque so os arabes tem que ser restritos a estilingues e fundas?

Abu Ali 8/23/2010 11:57:54 AM
Bismihi Taala Al fath lil'muslimin! Ila amam ya Iran!

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Ex-enviado dos Estados Unidos na ONU, John Bolton Ex-enviado dos Estados Unidos na ONU, John Bolton
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.