|
|
|
Paris – O ministro de relações exteriores da Síria Walid Al-Mualem, disse nesta sexta-feira que é prematuro falar de negociação direta de paz com Israel.
Ele disse, em encontro organizado pelo Instituto Francês de Relações Internacionais, que o momento em que a Síria sentir que há uma base comum com os israelenses e que contém todos os elementos de um tratado de paz, ai sim decidirá onde será o lugar em que serão realizadas as conversações diretas. Acrescentou ainda que as negociações necessitam do auxilio dos Estados Unidos, para termos as garantias de efetivação do acordo. A Europa deve auxiliar na negociação com a possível representação por parte da França. Também apontou o importante papel de participação da Rússia e das nações unidas nas negociações.
O primeiro ministro israelense Ehud Olmert pediu, na quinta-feira, negociação direta com a Síria o mais rápido possível, esse pedido surgiu após da terceira parte de negociação indireta que ocorreu entre Israel e a Síria na cidade de Istambul com auxílio do governo turco.
O foco das negociações está no destino das colinas de Golã sírias ocupadas por Israel em 1967, que a Síria insiste em seu retorno completo ao país, o sucesso nos progressos destas negociações ajudarão Olmert na política interna israelense, pois enfrenta escândalo de corrupção que pode obrigá-lo a renunciar o cargo.
|
|